quarta-feira, 31 de outubro de 2007

SISTEMAS TAMBÉM QUER FSA SEM ODAIR

Nos últimos anos, pudemos observar um aumento do número de estudantes no campus, ao passo que houve estagnação dos investimentos em qualidade de ensino. Pelo contrário: cursos não tiveram turmas abertas, professores demitidos, laboratórios precários e salas superlotadas, isto para citar alguns dos problemas enfrentados pelos estudantes da FSA.

Além destes problemas, supostas irregularidades administrativas vêm onerando ainda mais a situação financeira da instituição, tais como excesso de cargos comissionados, não-pagamento de impostos, aumento da dívida bancária, dentre outros fatores que culminaram com a proposta abusiva de aumento proposta em setembro, que serviu de estopim ao movimento que atualmente luta por uma instituição mais ética.

Embora tenhamos nossas divergências com o movimento, entendemos que a causa é justa. As irregularidades da FSA devem ser apuradas com urgência. A saída do Reitor Odair Bermelho faz-se necessária para que os fatos sejam apurados com clareza e imparcialidade, sem interferências, e para que seja possível o retorno da normalidade ao campus universitário.

Por isso, na véspera da mais decisiva Reunião do Conselho Diretor da FSA nestes tempos atribulados, nós, alunos de BSI reafirmamos nosso desejo de uma FSA com uma administração transparente, financeiramente responsável e preocupada com a qualidade de ensino, e entendemos que isto apenas ocorrerá quando ocorrer uma mudança significativa na administração da instituição, mudança esta que se principiará tão logo o Prof. Odair Bermelho, pelo bem dos estudantes e pelo bem da FSA, deixar o cargo.

Esperamos que os membros do Conselho Diretor avaliem com serenidade e responsabilidade o desejo dos estudantes, pensem no futuro da instituição e lutem para que tenhamos uma FSA de qualidade para os atuais e futuros estudantes.

Saudações Acadêmicas!

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Usa-se o X para escrever "Extraordinária".


Abraços.

Unknown disse...

Foi com muita força e barulho. Foi com a GREVE! que o movimento conseguiu chamar atenção para estes problemas e hoje temos uma reunião do Conselho Diretor da Fundação que vai realizar votação sobre a saída de Bermelho... FORA ODAIR!

Unknown disse...

Infelizmente para sanar, ou curar, a ignorância humana não existe cirurgia.
Culpar o Reitor pela incompetência dos professores em sala de aula, pela falta de motivação e interesse dos alunos, é realmente uma grande vergonha.
Salas de aulas que não abriram é resultado da falta de capacidade dos colegiados em garantir a qualidade, pois não querem cobrar de seus colegas de trabalho. Que por sua vez não estão comprometidos com seu trabalho e nem com seus alunos.

Professores de tarimba e competentes, são perseguidos nos colegiados, são ignorados, e muitas das vezes são aconselhados a ser relapso e passarem alunos que não tem condições.

Acusar a Reitoria dos problemas internos dos cursos é de grande ignorância, até por que estes que clamam por qualidade são os causadores de tal fracasso.

Supostas irregularidades, QUANDO VÃO DEIXAR DE SUPOR E PROVAR O QUE FALAM. Estou cansado de tanta hipocrisia.
Estes professores que encabeçam o movimento, se realmente fossem os verdadeiros justiceiros, no mais amplo sentido da palavra, teriam provas do que falam, até por que, muitos destes já passaram pela administração, em cargos de confiança. Pois para quem não sabe a Profª. Ana Maria , a Profª. Márcia Laporta, entre outros professores, a pouco tempo atrás usufruíam do benefício de fazer parte desta administração que acusam.

E afinal de contas que imposto está falando, pois Fundações pagam impostos????

Não fale por mim, pois não é o Sr. Cacalano que melhoraria a instituição.
O que realmente melhoraria, seria a saída destes baderneiros, pois estes causam grande prejuízo.
Prejuízo financeiro, pois estes cursos possuem o maior número de doutores (que ganham muito bem), e seus alunos, em um número considerável, não pagam mensalidade.
Pergunto!!!
Quem paga a infra-estrutura que estes alunos usam? Papel, água, luz, limpeza de suas salas, etc. Quem paga seus amados mestres, se estes não pagam suas mensalidades!!!
E sem mencionar o impacto que esta bagunça vem ocasionando, no ano passado pela incompetência de professores em sala de aula perdemos muitos alunos de física, letras e Pedagogia. Este ano no curso de Química houve muitas perdas para outras Faculdades, Biologia que montou um 5º ano com a solicitação do Sr. Laporta, é não anda agradando pois os alunos afirmam que seus professores teriam que ter mais conhecimento para transmitir à eles, mas isto não é real.

Desculpe-me caro colega de Sistemas, mas esta conta está saindo do meu bolso também, e não concordo com isto. Pagar, para um pequeno grupo de professores e alunos baderneiros, impedir-me de ter aulas. E ainda propõem shows, teatros e cinemas, “aulinhas de recorte e colagem, dobraduras e corte-costura”.

Pelo que eu saiba as Prefeituras, na Associação de Bairros, fornecem cursos e diversões semelhantes, sem eu ter que pagar nada a mais.

Sem contar do impedimento que colegas de Letras, Pedagogia, Matemática, Física, vem sofrendo. Estes querem aulas e estão sendo impedidos, pois antes mesmo de professores decretarem greve já não se dava aula. E ainda estes mesmos professores que orientavam o alunos a não comparecerem à Faculdade, curso de Matemática por disciplina, acabaram por dar faltas coletivas para seus alunos. Já viu isto!!!
Do jeito que são, vão dizer que foi a secretaria a mando do Reitor.

Peço caro colega de Sistemas, que quando falar, fale por si só e não pelo curso. Ainda mais por não possuir informações concretas. Outra coisa, assine seus bilhetinhos, pois é muito cômodo ser tendencioso e não se identificar, você está agindo igual a estes professores incapazes que temos na FSA, que agitam o movimento e se fazem de santos.
Obrigado pessoal.
Abraços

Regis(1º BSI – noturno)

Anônimo disse...

colega regis, lamentável suas palavras, mas entendo sua "falta de informacao", muitas vezes chamada de ignorancia. Portanto a "dica" simples e diretamente se chama: Informacao.
Informe-se de fatos que ocorrem nessa instituicao de 6 anos para cá e depois reveja o que você afirmou.
Para um aluno de 1°ano, parece me bem informado porém enquanto a alguns nomes nao? Mesmo ainda assim afirmando coisas com enganos, sendo assim suas palavras parecem de um sujeito que esteja mancomunado...

Antonio Sena disse...

Regis,

Não sei se você participou das assembléias de BSI. Os fatos que você levantou foram analisados pelos estudantes em assembléia, que mesmo cientes de todos estes fatos, decidiu por voltar às aulas, mas entendeu, conforme as notas oficiais postadas neste blog, que o retorno à normalidade acadêmica só acontecerá quando o prof. Odair deixar o cargo. A Equipe do Blog, da qual faço parte, em seus posts, não está sendo tendenciosa, mas está traduzindo nos posts o que é desejo dos estudantes do curso, desejo este expresso nas assembléias de curso, realizadas em setembro.
De fato, entendo que a melhoria da qualidade de ensino é discutida nos colegiados, mas questões administrativas, como o investimento em infra-estrutura, por exemplo, não partem de lá, mas da reitoria.
É extremamente importante sua consciência dos fatos que menciona, ainda mais por ser estudante do 1º ano, pois isso garante que a luta pela qualidade de ensino será contínua na FSA. Esperamos que contribua para que, em 2.008, o colegiado de BSI mantenha-se forte e preocupado com a qualidade de ensino que citou.

Saudações Acadêmicas.