quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Manifesto do 1ºD de Sistemas

Eu, Bruno Agostinho, representante do 4ºB de Sistemas, integrante da Equipe do Blog "Sistemas FSA", recebi hoje este e-mail da aluna Carolina Perandin, do 1ºD de Sistemas também, venho por meio desta divulgar de forma clara e imparcial a posição da turma 1ºD em relação a greve, com o consentimento da aluna Carolina Perandin que me repassou tal informação.

Segue:


Carolina Castro Perandin (carol.perandin@hotmail.com) ; escreveu:
Bruno,

Estou te enviando esse e-mail pra informar que a minha sala, o 1º D está em greve. Em primeiro lugar eu não estou vindo falar com você pra te pedir uma nova assembléia, ou pra pedir que vocês entrem em greve de novo, embora eu ache isso o mais certo e justo a fazer neste momento.

Nós decidimos ontem, dentro da sala de aula, pois achamos muito egoismo da nossa parte continuar pedindo aula enquanto 6 dos nossso professores de BSI e outros tantos estão sendo processados, e dentro desse processo esta anexado um documento que NÓS de BSI entregamos dizendo que estávamos no colégio e querendo as salas da faeng de volta, ou seja, eles usaram um documento nosso totalmente a parte dessa historia dos professores contra eles, e quem me falou isso não foi o comando de greve nem se quer um professor que está em greve, uma das minhas professoras q NÃO está em greve me mostrou o documento, então a minha sala resolveu, ja que nós de BSI nos achamos no direito de nos separarmos da FAFIL (o que eu particularmente apoiava mas não apoio mais) e sair da greve, eu e a minha sala também decidimos que agora nós voltamos a greve, principalmente por que os professores que não estão aderindo a greve deixaram bem claro que não estão nela por conta de nós querermos aulas.

Entenda, nós queremos e estávamos lutando pelas aulas até ontem, porem em vista das coisas que aconteceram na ultima semana, nós do 1º D estamos de novo apoiando a greve, principalmente por que o que o reitor mais qué é a briga entre o camando de greve e BSI, e se não me engano eu recebi um email seu dizendo que nós iamos a luta... eu nao vo luta com pessoas q querem o mesmo que a gente, concordo que eles nos desrespeitaram e fizeram coisas erradas, mas e nós? no momento de quem são as salas na faeng? para a diretoria agora são da faeco. o que nós fizemos? invadimos. Por tanto eu acho que todos estão errados. BSI fez td certo, ate mesmo no momento de sair, mas erramos quando caimos na briga e erramos quando invadimos a faeng. Até a polícia alunos de BSI foram capazes de chamar, o que ela faria? pararia a greve? sabe o que ela faria? bateria em todo mundo novamente, sem distinção entre grevista e não grevista.

Apenas estou pedindo que você e os outros representantes de sala entendam, o 1º D acima de estar em greve, está do lado dos professores, por mais que não sejam os nossos, nós não podemos e nem deviamos virar a cara pra eles. Pensem nisso, não estou julgando ninguem nem o ato de ninguem, estou apenas informando que nós decidimos ajuda-los. E que fique claro que por vontade própria.

Obrigada,

Carol.



Data: Thu, 25 Oct 2007 08:17:41 -0300 (ART)
De: "Bruno Agostinho" (bruno_fa85@yahoo.com.br); Adicionar endereçoAdicionar endereço
Assunto: Re: Greve 1ºD
Para: "Carolina Castro Perandin" <carol.perandin@hotmail.com>, "leo_souza2000@hotmail.com" <leo_souza2000@hotmail.com>
Carol, bom dia!
Entendo a posição de vocês, e nem irei pedir que reconsiderem. Acredito que vocês estão todos cientes do que acontece, em todos lados.

Os motivos das outras turmas de BSI em ter saído da greve já ficou bem claro, pois o pessoal não "enxergou" que pudesse ajudar em curto prazo, mais os caminhos que o Movimento tomou, sem contar as confusões.

Quanto a parte de documentações, em todos entregues, desde Dossiê ou cartas pedindo nossas salas, deixamos claro a posição em que desejamos a saída do Reitor.

Quanto as salas de aulas, tudo se resume a incompetência das Direções da Faeco e Fafil. Retornamos lá sim, usando o mesmo argumento do Diretor Orozimbo, "foi para Portugal, perdeu o lugar". Isto foi para evitarmos novos confrontos com o Movimento justamente porque sabemos que é isso que a Reitoria quer, nos usar contra eles e não queremos isso porque entendemos a luta e somos solidários.

Forte abraço,
Bruno



11 comentários:

ॐ Naty's Fairy ॐ disse...

LAMENTÁVEL A ATITUDE DO 1D.
Respeito a opniao deles mas nao concordo. Eles estao a pouco tempo na faculdade pra julgar assim, a visao que eles tem é a mesma que tinhamos no 1 ano.
Se fosse pra fazer greve, nao pagaria mais a faculdade tbm..acho um cúmulo estar sem aula e ter que pagar pela mesma!

um bom dia a todos!

Natália 4D

Unknown disse...

Eu tbm acho um cumulo ter que pagar por uma aula num laboratório de bosta num curso de TI, fora estar sendo vigiada, filmada e fotografada pra sabe se eu to em aula ou nao!

Por isso e outras coisas Natalia o 1ºD resolveu se mexe, Talvez seja uma posição de primeiro ano e talvez a gente mude de opniao daqui 3 anos, mas com certeza a nossa opniao sera a favor de quem ta la pra nos ensinar!

Bom dia =]

ॐ Naty's Fairy ॐ disse...

Bom eu não digo que não concordo com as reivindicaçoes do Movimento, não concordo com o método que eles usam.
BSI já fez o que devia ser feito, os meninos que por sua boa vontade deram "as caras a tapa" tomando frente à galera de BSI foram atras dos meis legais, buscaram tudo e entraram na justiça para a resoluçao desse e de mtos outros problemas! Que beneficia à todos!Porém essa greve já está fora de foco, tá uma baderna já, como todo ano nessa mesma época acontece. Carol o que está se passando é uma guerra de interesses político e eles estão usando os alunos. Tanto a Reitoria quanto o Movimento. A única coisa que queremos é melhoria no curso, só que isso é a última coisa que irá acontecer, isso se acontecer. Estão todos brigando por cargos. E vcs paralisando não vai adiantar em nada(isso é meu ponto de vista) pois os únicos prejudicados nisso tudo somos nós, alunos! Pagamos, ficamos sem aula, os professores recebendo, o reitor recebendo, nada vai mudar, ano que vem nessa época acontecerá a mesma coisa e eu digo e agente fica como? Também quero melhorias pro curso mas ficando em greve não vou conseguir!
O caso de estar sendo vigiada ninguém pode fazer nada a não ser a direçao proibir o acesso da imprensa (acredito eu).
Os professores querem sim que entremos em greve, eles estão recebendo o dindin no final do mês, eles querem aumento, não estao lutando por nós, mas sim por eles e precisam do nosso apoio pra conseguir! E essas aulas perdidas...reposiçao??? Jamais..só com acordo com os professores..e outra vc vai querer ir nas férias repor aula, sendo que estava disposta a ter aula no período letivo e os professores se recusaram?!?!
Eu não quero!!!
Mas eu respeito a decisao do 1D vcs tem todo o direito de se mobilizar, pois estao cientes dos acontecimentos!

Att,

Natália 4D

Anônimo disse...

Parabenizo a posicao do 1°D que simplismente se abriu para os fatos e os enxergou como um todo (macro) e nao somente numa sala de aula (micro). Eles como primeiro ano, pretendem ter uma formacao louvável, para um futuro profissional melhor e nao somente um documento (diploma etc.) comprovando que fizeram tal curso. Viram a posicao dos professores e as condicoes nas quais eles trabalham.
Saudacoes.

Fabio (Xisto) Alves disse...

Concordo com a Natália!

O que está em jogo agora é interesse partidário, cargos, e até mesmo as eleições no ano que vem.
O PSOL introduziu o povo dele no meio do comando-de-greve, para direcionar o movimento para os objetivos deles.
Não discordo de que temos que ter uma melhor infra-estrutura, melhores professores, e tirar o "DITADOR Odair", do cargo que ele ocupa hoje.
Mas a grande questão é que EU (deixo claro que é a minha opinião), não quero apoiar professores que tornam esse curso ruim, professores que são qualificados para uma disciplina, assumirem aulas que não lhe competem. Estou no 2º ano, e estou sntindo na pele, tive "aula" de Algebra com o Profº Odair Garcia, que em suas aulas ensinava POLITICA, e ALGEBRA que é bom.....estou me matando pra tentar passar para o 3º Ano....Mas esse é só um dos exemplos, porque este ano ainda acontece isso, temos aulas com um professor que não tem conhecimentos o suficiente para lecionar tal diciplina.
Repeito a Decisão do 1ºD, mas como vocês, também tenho meus motivos para NÃO apoiara greve.

Obrigado.

Bar do Augusto disse...

DIO MIO!!! CHARLATONES! Esse Michel ainda persiste! Onde quer que eu passe eu acho este senhor!!!

Agostinho Carrara disse...

Absoluta certeza que o comentário do Xisto reflete muitas coisas, REAIS, que acontecem em nosso campus. Pq duvido que estes problemas sema únicos de Sistemas, deve haver mais cursos por ai com os mesmo problemas.


Então escolham suas batalhas com cuidado.

Anônimo disse...

sou seu melhor amigo, augustinho hehe

Unknown disse...

Respeito primeiramente a posicao do 1ºD e respeito a atitude da nossa colega Carol. Porém como a colega naty falou vocês do primeiro ano, não tem uma visão do que realmente isso ta significando. O que o pessoal tem que entender é que, ESSA GREVE É SOMENTE INTERESSE POLITICO! Ninguém daquel comando de greve ta preocupado com melhorias para faculdade, todos estão interessados em ocupar alguns cargos dentro da faculdade, como é o caso da Excelentissima PROF° EDNA, que não se conforma até hoje de ter ganho a eleição o ano passado e o Reitor ter colocado a Mirian. É lamentavel ter que trabalhar o mês inteiro, e no final do mês vc se fuder para pagar uma faculdade aonde vc não tenha aula! Ai você me fala Carol, que vc tbm acha um absurdo pagar para ter umas aulas de bosta num laboratorio de bosta. Otimo, existem mais duas excelentes Universidades no ABC que você não teria esses problemas, a transferencia pra lá é fácil. Um abraço a todos!

Unknown disse...

Bom, está é a primeira vez que faço um comentário no blog, meu nome é o João e sou do 3 ano de C. Sociais, primeiramente gostaria de dizer que sou Apartidário e muitas vezes até anti- partidário, mas isso não vez ao caso. Fico muito triste em ler em alguns posts que "alunos do 1ºano~não sabem o que está acontecendo, entre outras criticas preconceituosas, com ar de superioridade, "eu sou do 4ºano e sei de tudo vcs do 1º não sabem nada, fico muito triste em ler essas coisas, pois eu acredito que ninguém é melhor do que ninguém, todos somos iguais e todos temos capacidades.
Sobre as pessoas dizerem que existe interesse politico e também no interesse de cargos fico preocupado porque pessoas que não comparecem as reuniões ou assembléias ou comando de greve tiram suas proprias conclusões e ainda tentam fazer a cabeça dos outros, eu já estou cansado dessa greve, gostaria de ter aula, mas do jeito que está não da.
Bom é isso, estou na faculdade todos os dias e se alguém quiser conversar será um prazer.
Abraços

Tha L. disse...

Gostaria de parabenizar a atitude do 1ºD de Sistemas...

Gostaria de esclarecer que sou aluna do 4º ano, não faço parte de nenhum partido político e não tenho nenhuma prestensão de cargos na FSA...assim como eu é a maioria do movimento...há pessoas filiadas a partidos políticos mas que antes de mais nada são alunos...pode-se concordar ou discordar de suas posições, mas acho que todos devem ser respeitados...

creio inclusive que acusar o movimento de apenas ter interesses políticos, além de ser um absurdo, é uma injustiça com um grupo enorme de alunos que se dedica diariamente ao movimento, e que não faz distinções nas reivindicações - se as melhorias forem alcançadas, serão para todos, não só para quem está em luta...

além de tudo isso, disser que é um movimento que se resume a uma guerra de interesses políticos é o mesmo discurso que a reiotira apresenta! ela diz que que quem luta conta o Odair é pq quer seu cargo! não esqueçam que o Cacalano colocou seu cargo a disposição se isso for condição do reitor e seus comissionados saírem...

acho que muitos que tem esse ar de superioridade contra o alunos de 1ºs anos estão menos informados que eles!