terça-feira, 16 de outubro de 2007

Post do blog OcupaçãoFSA

Ontem, o blog "Ocupação FSA" (do movimento) postou o texto seguinte, onde novamente e de maneira quase "suplicante", porém contraditória, tenta manipular os estudantes de BSI com uma postura de diálogo que nunca houve por parte deles. Nossa equipe, ciente da obrigação da imparcialidade que nós é cabível, e representando os interesses de nossos colegas de curso, elaborou a resposta, conforme segue:
POST DO BLOG OCUPAÇÃO FSA
Segunda-feira, 15 de Outubro de 2007

"Vamos sim para a assembléia... / Faeng.

Estudantes,

Todos nós devemos comparecer assembléia geral de amanhã (16/11), devemos fazer uma assembléia bem representativa. Convide seus colegas de sala, do seu e de outros cursos. 20h30 no Colégio!!!

Nós grevistas também queremos aulas, queremos aulas com qualidade, com infraestrutura, sem falta de professores e a preços justos.

Abrimos 15 salas do colégio para realizar informar os alunos de sistemas de informação amanhã, no horário normal de aula, antes da assembléia geral.

Gostariamos de saber até que ponto todas as posições colocadas no blog http://sistemasfsa.blogspot.com/ foram divulgadas e discutidas democraticamente entre os alunos de sistemas. É facil convencer um aluno que não está informado de todo o movimento, a pedir simplesmente a volta as aulas.

Nós respeitamos sim os estudantes, TODOS ELES!

Odair Bermelho e sua corja ROUBAM A FSA!
Temos sim tendência, contra a reitoria e em favor dos estudantes!
Não se deixe manipular, informe-se, PARTICIPE!
http://ocupacaofsa.blogspot.com/"



RESPOSTA DA EQUIPE DO BLOG SISTEMAS FSA

Em resposta à declaração, a Equipe do Blog “Sistemas FSA” questiona a Ocupação do seguinte:

1) Porque as 15 salas foram abertas apenas na data da assembléia geral, que BSI está sendo convocado em peso para apresentar sua decisão de volta às aulas? Será que é uma tentativa de manipular novamente você, estudante? Lembre-se: eles expulsaram você do colégio, e não disponibilizaram as salas para o diálogo quando foi proposto antes da invasão. Eles também não cumpriram o acordo proposto pela Profª. Sônia, e não disponibilizaram as salas pra que o diálogo ocorresse no pós-invasão. Será que agora eles estão com medo de que Sistemas não seja mais massa de manobra nas mãos deles, nem da reitoria, que tentou e tenta nos manipular até hoje, sem sucesso?

2) Porque acusam os líderes de BSI de manipulação, se foram realizadas assembléias de curso, onde os professores do movimento participaram – e aprovaram a organização das mesmas - onde os fatos foram apresentados de maneira imparcial, de modo que cada estudante pudesse votar pelo que achava justo? Porque o movimento respeitou nossas assembléias até o momento em que nos declaramos favoráveis às aulas? Será que estão tentando nos manipular?

3) Se Odair rouba a FSA – E HÁ MUITOS INDÍCIOS – não é competência dos estudantes realizar um juízo sumário, mas que a justiça avalie e tome sua decisão (afinal, estamos em um estado de direito). É lícito apresentar apenas um lado dos fatos? É lícito transformar uma luta dos estudantes pela qualidade de ensino, infra-estrutura decente, transparência financeira e ética administrativa em uma luta por poder, totalmente partidária e utilizando estudantes como massa de manobra?




Por essas e outras razões, a Equipe do Blog Sistemas FSA conclama os estudantes do curso a vir à assembléia geral! Sem participar de prévias no colégio, SEM REUNIÕES ELITIZADAS, SEM REUNIÕES POR CLASSE (foi assim que este contraditório movimento se posicionou quando invadiram nossas salas, lembram?) SEM SE DEIXAR MANIPULAR POR LADO NENHUM, pois as informações foram passadas e divulgadas imparcialmente (afinal, os estudantes tem acesso aos dois blogs, podem ler e decidir no que acreditar) .

Compareçam estudantes! No clima da democracia, do pacifismo e do equilíbrio, marcas da atuação de BSI neste movimento! Venha e mostre sua voz! Só você pode decidir o futuro da FSA!

Orientações para a Assembléia Geral

Visto que estudantes de BSI já foram acusados injustamente de incitação à violência, a Equipe do Blog “Sistemas FSA” elaborou as seguintes dicas, para que o clima da Assembléia de hoje seja cordial, sem violência e com respeito às opiniões e direitos de todos:

1) Nada de provocações! Não estamos em uma briga entre cursos, nem estamos em conflito. É uma assembléia organizada por pessoas que, embora tenham opiniões divergentes quanto ao “meio”, tem um único ideal: o melhor para os estudantes e para a FSA. Gritos de guerra soam com provocações e podem dividir os estudantes, quando o que devemos fazer é nos unir. Portanto, nada de provocações, declarações “cursistas” e preconceituosas (por exemplo: BSI é melhor!) nem gestos obscenos.

2) Cuidado com o que fala! Pense antes de falar. Mesmo se você não fizer uso da palavra publicamente, cuidado com palavrões e outras declarações que podem incitar conflitos. Seja conciliador e tolerante. Todos poderão fazer uso da palavra; mas aqueles que quiserem exercer este direito que o façam com responsabilidade, prudência e respeito às opiniões em questão.

3) Respeite para ser respeitado! Nada de vaias caso as opiniões colocadas em questão sejam divergentes da sua. Respeite o direito de palavra de seus colegas. Lembre-se: são estudantes tanto quanto você.

4) Não revidar! Às vezes é difícil tomar esta postura, mas dado as circustâncias, é o melhor caminho a tomar. Mesmo se provocado, não devolva às provocações. Se agredido, não retribua as agressões, pois, neste caso, perderíamos a razão.

5) Decisão democrática é decisão democrática! Caso a decisão tomada não seja a que lhe for favorável, seja compreensivo e democrático: nada de inconformismos, rebeldia, provocações e desrespeito. O que for decidido na assembléia é o que seguiremos.

6) Seja imparcial! Avalie as opiniões propostas, pondere e tome suas decisões não apenas baseado nas suas emoções e sentimentos, mas naquilo que julga ser o melhor para si e para seus colegas. Não se deixe manipular por nenhum lado.

7) Seja justo! Não seja massa de manobra, e nem seja fraco de se abster à votação. Vote por aquilo que considera justo. Cobre também para que haja justiça. Caso o resultado final seja duvidoso, cobre nova votação, nem que seja pelo voto individual.

Seguindo estes sete passos básicos, garantiremos uma assmbléia justa, democrática e equilibrada, assim como foram as que realizamos em BSI! E assim, cremos que a vontade dos estudantes prevalecerá sempre sobre qualquer interesse.

Uma ótima assembléia geral a todos!

A Equipe.




Um comentário:

Adonis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.