domingo, 14 de outubro de 2007

RESPOSTA ÀS DECLARAÇÕES DA PROFª. EDNA

Após a invasão das salas da FAENG ocupadas pela FAECO (e que por direito, pertencem em 2.007 a BSI) e ao vazamento do e-mail sobre a organização da invasão e as falsas afirmações realizadas contra os estudantes de BSI, a Profª Edna Mara dos Santos, vinculada ao Colegiado de Pedagogia, enviou este e-mail ao grupo do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães (DAHG), da FAFIL, fazendo uma série de afirmações mentirosas, que reproduzimos abaixo, na íntegra.
Para quem não sabe, a Profª Edna é a mesma professora que candidatou-se ao cargo de Diretora da FAFIL em 2.006, sendo escolhida pela maioria, exceto pelo Reitor, a quem facultava o direito de escolher qualquer um dos candidatos que constavam na lista tríplice – juntamente com a Profª Edna, os professores Enio, do Colegiado de Física e a Profª. Miriam, do colegiado de BSI, a nomeada pelo reitor. Este fato culminou com os protestos de setembro de 2.006 e a quase invasão do 3º D de BSI naquele ano.
Este blog, compromissado com a verdade dos fatos, lamenta a atitude da professora, completamente tendenciosa, e responde às acusações da mesma, em defesa dos estudantes e professores deste curso, e do direito à aula, garantido em contrato e à liberdade de expressão e decisão, garantidos na Constituição Federal de 1.988, vigente na Nação até hoje.
_________________________________________

E-MAIL DA PROFESSORA EDNA:

Data: Quinta-feira, 11 de Outubro de 2.007, 15:00hs
De: ednamaradossantos@...
Para: dahonestinoguimaraesfsa@yahoogrupos.com.br (...)
Assunto: Res: FW: email de sistemas
A Diretora da FAFIL sabia que se os alunos de Sistemas assistissem ao júri de ontem teriam mais informações corretas, isentas, e tomariam o partido dos alunos; por isso suspendeu as aulas do Curso por dois dias.
Como é mesmo aquela história de ter direito às aulas?!!... Greve não pode, mas suspensão de aulas pela Direção pode?!!!! O Ofrozimbo também já fez isso na FAECO, suspendendo aulas de cursos que estavam no prédio da FAECO!!!!
E alguns professores, na sala dos professores, falam dos alunos de Sistemas como se eles fossem bebês, que não entendem as coisas, não vêem a realidade como os outros e que, por isso, voltaram às aulas sem votar na assembléia geral, que precisamos compreender, que eles são assim mesmo etc...
Não sei se falam isso inocentemente ou se repetem discurso encomendado, mas eu discordo! Os alunos de Sistemas não são diferentes dos outros. São jovens, têm brios, são inteligentes! Já tive contato com eles várias vezes e falo com conhecimento sobre o que falo! Eles entendem, sim, se não entendessem não precisariam ser afastados da Faculdade no dia do Júri, para não ouvir, porque se ouvissem, entenderiam! E tudo o que a situação NÂO quer é que Sistemas entenda...
Abraço
_________________________________

RESPOSTA DOS ESTUDANTES DE BSI
Em primeiro lugar, novamente esclarecendo as afirmações mentirosas da Profª Edna, a suspensão das aulas foi sugerida pelo estudante Antonio Sena, representante legal do 4º C e membro discente do Colegiado de BSI - conforme foi esclarecido pelo mesmo no post "Esclarecimentos Antonio Sena", postado neste blog - para evitar novos conflitos com os estudantes mobilizados e com os alunos da FAECO, até que houvessem condições para que as aulas pudessem ser ministradas conforme o interesse dos estudantes do curso. Em nenhum momento, a Profª. Miriam teve influência nesta questão, que, reafirmamos, foi sugerida pelos estudantes.
Em segundo lugar, o “Juri Simulado” foi amplamente divulgado pelos estudantes de BSI antes do conflito, e em nenhum momento foi sugerido o boicote ao mesmo. Cabe aos estudantes, e somente a eles, a decisão da participação ou não de tal ato, sem imposições por parte tanto das lideranças estudantis quanto dos professores.
Quanto à declaração “Como é mesmo aquela história de ter direito às aulas?!!... Greve não pode, mas suspensão de aulas pela Direção pode?!”, entendemos que da mesma forma que o curso permaneceu paralisado, em apoio à pauta de reivindicações, durante 14 dias, e foi aplaudido por professores – incluindo a Profª. Edna – e membros do movimento pela “decisão democrática”, temos o direito, desde que democraticamente exercido – como de fato foi – de votar pelo apoio ao movimento, porém tendo as aulas, direito este que foi autoritariamente desrespeitado pelo movimento, lembrando a violenta atuação da Tropa de Choque da PM ao retomar a reitoria, agredindo aos estudantes. Vale lembrar também, que cerca de 40 estudantes de BSI que nada tinham a ver com o polêmico processo eleitoral para a Direção da FAFIL em 2.006, foram mantidos presos dentro de uma sala de aula da FAFIL, quando assistiam suas aulas normalmente, por um grupo de cerca de 200 outros estudantes, irados e ameaçando seriamente a integridade física dos que estavam dentro da sala, insuflados pelos interesses pessoais desta mesma professora, que agora quer mostrar-se contrária á manipulação das mentes. De fato, os estudantes de BSI têm brios, saio inteligentes, reconhecem quem os deseja manipular e quem coloca interesses pessoais e luta por poder acima da luta pela qualidade de ensino, transparência administrativa e bom uso do dinheiro proveniente de nossas mensalidades.
Agradecemos o apoio de nossos professores na luta pelo nosso direito à aula e nos solidarizamos com eles quando são acusados de repetir discurso encomendado. Nossos professores nos conhecem, sabem que é a primeira vez que BSI se mobiliza desta maneira e – pasmem – uma mobilização que demorou tantos anos para ocorrer e que foi massacrada pelos que tanto a desejaram. Um movimento que prega a diferença, respeito, liberdade, democracia, não soube entender a maneira diferente em que o curso de BSI se organizou, não soube respeitar sua decisão democrática e agiu de maneira execrável, violenta e truculenta.
Enfatizamos novamente que BSI entende o que acontece neste movimento, e talvez, entenda até mais do que deveria, por isto é tão perseguido. Manteremos, até o fim, nossa luta APARTIDÁRIA, SEM INTERESSES PESSOAIS, SEM LUTA POR PODER, mas uma luta verdadeiramente compromissada com a QUALIDADE DE ENSINO, COM A ÉTICA ADMINISTRATIVA E COM A TRANSPARÊNCIA FINANCEIRA que esta instituição almeja.
Para finalizar e responder à afirmação "falam dos alunos de Sistemas como se eles fossem bebês", afirmamos: antes possuírmos a sinceridade e pureza de coração das crianças do que a arrogância e a corrupção dos adultos.
Saudações Acadêmicas.

7 comentários:

Sistemas - FSA disse...

Edna Edna Edna...você vai pegar uma gripe!!!

Sistemas - FSA disse...

hauhauahuahuahuahuahauhauhauhahauahua

corre bino, corre... é uma cilada!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Abaixo a cretinice organizada partidária e sindicalista que está se tornando esse movimento e seus idealizadores, mantenedores e manipuladores. Por deixarem(e forçarem isto). Infelizmente, tivemos de parar com uma ótima ação por causa disso.
E agora, sofremos represália por retirar nosso apoio direto.
Represália na forma de não respeitarem nossa decisão e invadirem o colégio sabidamente na data de retorno as nossas aulas. Desrepeitando a nossa decisão, nossa integridade física e mais cruel ainda, deficientes e mulheres grávidas.
Sem cabimento, haja chovinismo...

Abs humanistas

Laynara Zanetti disse...

Professora Edna, tenha vergonha na cara e mandem seus alunos "ADULTOS" pararem de se preocupar com namoradas em barracas, suas proprias barracas... Atitude adulta agredir alunos quase que fisica e verbalmente, né? GRAAANDE democracia.

POR MUITO TEMPO ACHEI QUE VOCÊS ERAM INJUSTIÇADOS, MAS AGORA VEJO QUE VOCÊS SAO RIDICULOS!

Evandro disse...

Edna, Edna...

Não se rebaixe tanto...

J. Gadoti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.