sábado, 20 de outubro de 2007

FSA - A REAL

A Equipe do Blog “SISTEMAS FSA” elaborou uma série de posts visando apresentar aos leitores uma visão diferenciada dos fatos que implicam na situação atual da FSA, bem como uma análise da atualidade. O objetivo desta série de posts não é fazer acusações, incitar atitudes, nem provocar nada; mas, simplesmente provocar uma reflexão de cada leitor sobre seu papel com relação à instituição e, através desta, buscar uma ação conjunta do curso face ao que está acontecendo.

Boa leitura, e boas reflexões!

Saudações acadêmicas!

Equipe do Blog “SISTEMAS FSA”
(b_sistemas@yahoo.com.br)


Parte 1 - Situação

O curso de BSI, oriundo do antigo curso de Matemática com ênfase em Informática, foi e é um dos mais tradicionais e respeitados da região. Com mais de 30 anos de existência, o curso formou profissionais que atuam em diversas empresas, muitos em cargos de importância dentro das organizações em que atuam. O curso também contribuiu para a formação de inúmeros docentes e profissionais da educação, que, ao longo desses mais de 30 anos de estrada, se graduaram nesta ciência exata e que, seja atuando na FSA ou em outras instituições de ensino – seja superior, fundamental, básico; públicas ou privadas – contribuem para a formação das mentes e na capacitação de outros profissionais.

Mas, quem vê a situação atual do curso de BSI não se conforma: parece que com o decorrer dos anos, o curso foi perdendo o brilho, a notoriedade e o nome que possui na região. E por quê isto está ocorrendo?

Já há muito que suspeitamos de irregularidades na FSA. Não é de hoje. Nós, estudantes de BSI, pagamos as mensalidades mais altas da FAFIL – e elas têm aumentado significativamente, anualmente. Em épocas onde a inflação é irrisória – leia-se 3, 4% a.a. – as mensalidades são covardemente reajustadas a 8, 10, 12% a.a.. Não ligaríamos para este fato se víssemos retorno do arrecadado; mas, infelizmente não é a situação com a qual nos deparamos.

Os laboratórios de informática da FSA são precários: conexão com a internet lenta, máquinas obsoletas, softwares ultrapassados. Um curso que é voltado à tecnologia, que está em constante mudança, deve evoluir continuamente, acompanhando as tendências de mercado e a rapidez com que a tecnologia cresce, caso contrário, teremos estudantes com diploma na mão cujo conhecimento valeria muito se ele tivesse obtido tal diploma a 5 ou 10 anos atrás.

O fato é que tal impacto ainda não é sentido nos estudantes de BSI, pois felizmente o mercado de TI, em expansão, é promissor, sobram vagas. As empresas pagam bem e estão investindo em treinamento de seu pessoal, o que contribui para complementar a débil formação que os estudantes da FSA obtém. Nossos professores bem que se esforçam; a maioria são brilhantes em seu trabalho, fato que merece admiração de todos (claro, com exceções que não são o objetivo deste post); mas nota-se claramente entre os estudantes e até mesmo professores que inclusive o conteúdo precisa ser revisto para antenar-se com o mercado.

Agora, analisemos o seguinte: sendo um curso superavitário (apenas 20% de inadimplência), com a mensalidade mais alta da FAFIL e com o maior número de estudantes (1/5 do total da faculdade), por quê estamos nesta situação?

Para não nos acusarmos de sermos egoístas, olhemos ao redor e vejamos a situação dos outros cursos da FAFIL. Química, por exemplo. Houve em 2005/2006, uma grande debandada dos discentes rumo à outras instituições que proporcionassem melhores condições de aprendizagem e infra-estrutura, visto que ocupam um laboratório sem condições de segurança. Além disso, para agravar a situação, mais de uma turma foram agrupadas em cada aula de laboratório, o que provoca superlotação – fato que encontramos também no laboratório de redes da FSA (três ou quatro alunos por micro).

Os cursos de humanas também estão abandonados. Para se ter uma idéia, a FSA tem muita tradição nos cursos de humanas, visto que são poucas instituições no ABC que proporcionam cursos dessa natureza. Em vez de a FSA aproveitar este fator, parece que está querendo suprimir os mesmos: salas não são abertas, mesmo com número de estudantes suficientes. Professores são demitidos.

Além desses fatores, podemos citar outros que são unanimidade na FAFIL: péssima infra-estrutura sanitária, falta de segurança, falta de estacionamento, dentre uma série que podemos elencar. Porém, a reclamação principal é a de falta de docentes. O processo de contratação é lento, visto que deve haver todos os trâmites legais de concurso público – devido à natureza público-privada da instituição. Além disso, para suprir a falta de docentes, muitos professores acabam lecionando disciplinas que não são sua especialidade, o que complica em muito a qualidade do curso.

Sabendo desses fatores podemos tirar muitas conclusões e a primeira delas é que a culpa é da administração, da reitoria. De fato, a maioria deve-se às políticas administrativas da FSA. Mas será só isto? Que responsabilidade nós – isso mesmo, nós estudantes – temos e o que podemos fazer para que tudo isso mude?

(continua...)

9 comentários:

Anônimo disse...

Ola Pessoal Só corrigindo uam coisa... Nós naum pagamos a mensalidade mais alta da Fafil não... Mesmo antes desses almentos, História acho q pagava em torno de R$ 543,00 a R$ 548,00... Não sei se outros cursos de umanas pagam mais porem história tenho certeza...
E sobre o ultimo paragrafo, disendo o que nós estudantes podemos fazer, na minha opinião, acho q não temos mais condições nenhuma de ter aulas.. Não sei se todos estão sabendo mas acho q sexta feira os professores da Fafil, fizeram o primeiro rito de greve...e segunda ou mais tardar na terça, eles irão fazer uam assembléia para agora entrar em GREVE mesmo... "deixando bem claro que os professores estão paralizandos ainda não em greve"..
Então Pessoal vamos esquecer nossas diferenças, lógico q teve algumas contradições entre nós e o movimento, porem vamos todos nos unir... vamos todos juntos lutar pelos nossos direito... vamos todos lutar por uma FSA digna...
Aqui fica minha Opinião(deixando bem claro que é a minah opinião, e não da minha sala ou do meu curso)

Sistemas - FSA disse...

Tom,

Obrigado pelas informações. Até onde sabíamos, o curso de Sistemas era o que possuía a mensalidade mais alta da FAFIL.
Se há cursos que pagam ainda mais que Sistemas e ainda assim a faculdade está na situação que está, tem algo suspeito no ar mesmo.

Aguarde nossos novos post.

Equipe do Blog.

Unknown disse...

Caros colegas;

O texto abaixo faz parte de uma coleção particular e foi escrito pelo professor Nailor Marques Junior, que eu não conheço pessoalmente.
Este texto não é muito recente, mas ao relê-lo percebi que representa em grande monta os últimos acontecimentos em nossa faculdade e o posicionamento de alguns colegas que talvez depois de o lerem possam repensar seus atos e opiniões.

_BOA LEITURA!!!



A lei de Zeca Pagodinho

"Diz uma história que numa cidade apareceu um circo, e que entre seus artistas havia um palhaço com o poder de divertir, sem medida, todas as pessoas da platéia e o riso era tão bom, tão profundo e natural que se tornou terapêutico. Todos os que adoeciam de tristezas agudas ou crônicas eram indicados pelo médico do lugar para que assistissem ao tal artista que possuía o dom de eliminar angústias.
Um dia porém um morador desconhecido, tomado de profunda depressão, procurou o doutor. O médico então, sem relutar, indicou o circo como o lugar de cura de todos os males daquela natureza, de abrandamento de todas as dores da alma, de iluminação de todos os cantos escuros do nosso jeito perdido de ser. O homem nada disse, levantou-se, caminhou em direção à porta e quando já estava saindo, virou-se, olhou o médico nos olhos e sentenciou: "não posso procurar o circo... aí está o meu problema: eu sou o palhaço". "


(COMENTÁRIO OPORTUNO E PRECIOSO DO PROFESSOR NAILOR MARQUES JUNIOR)


"Como professor, vejo que, às vezes, sou esse palhaço, alguém que trabalhou para construir os outros e não vê resultado muito claro daquilo que faz. Tenho a impressão que ensino no vazio (e sei que não estou só nesse sentimento) porque depois de formados meus ex-alunos parecem que se acostumam rapidamente com aquele mundo de iniqüidades que combatíamos juntos. Parece que quando meus meninos(as) caem no mercado de trabalho a única coisa que importa é quanto cada um vai lucrar, não importando quem vai pagar essa conta e nem se alguém vai ser lesado nesse processo.

Aprenderam rindo, mas não querem passar o riso à frente e nem se comovem com o choro alheio.

Digo isso, até em tom de desabafo, porque vejo que cada dia mais meus alunos se gabam de desonestidades.

Os que passam os outros para trás são heróis e os que protestam são otários, idiotas ou excluídos, é uma total inversão dos valores.

Vejo que alguns professores partilham das mesmas idéias e as defendem em sala de aula e na sala de professores e se vangloriam disso. Essa idéia vem me assustando cada vez mais, desde que repreendi, numa conversa com alunos, o comportamento do cantor Zeca Pagodinho, no episódio da guerra das cervejas e quase todos disseram que o cantor estava certo, tontos foram os que confiaram nele.

"O importante professor é que o cara embolsou milhões".

Disse-me um; outro:

"daqui a pouco ninguém lembra mais, no Brasil é assim, e ele vai continuar sendo o Zeca, só que um pouco mais rico".

Todos se entreolharam e riram, só eu, bobo que sou, fiquei sem graça. O pior é quando a gente se dá conta que no Brasil é assim mesmo, o que vale é a lei de Gérson:

"O importante é levar vantagem em tudo, certo?"

(Lei de Gerson...! dá para rir...?).

A pergunta é:

É possível, pela lógica, que todo mundo ganhe?

Para alguém ganhar é óbvio que alguém tem de perder.

A lógica é guardar o troco a mais recebido no caixa do supermercado; é enrolar a aula fingindo que a matéria está sendo dada; é fingir que a apostila está aberta na matéria dada, mas usá-la como apoio enquanto se joga forca, batalha naval ou jogo da velha; é cortar a fila do cinema ou da entrada do show; é dizer que leu o livro,quando ficou só no resumo ou na conversa com quem leu; é marcar só o gabarito na prova em branco, copiado do vizinho, alegando que fez as contas de cabeça; é comprar na feira uma dúzia de quinze laranjas; é bater num carro parado e sair rápido antes que alguém perceba; é brigar para baixar o preço mínimo das refeições nos restaurantes universitários, para sobrar mais dinheiro para a cerveja da tarde; é arrancar as páginas ou escrever nos livros das bibliotecas públicas; é arrancar placas de trânsito e colocá-las de enfeite no quarto; é trocar o voto por empregos, pares de sapato ou cestas básicas; é fraudar propaganda política mostrando realizações que nunca foram feitas: a lógica da perpetuação da burrice.

Quando um país perde, todo mundo perde.

E não adianta pensar que logo bateremos no fundo do poço, porque o poço não tem fundo. Parafraseando Schopenhauer:

"Não há nada tão desgraçado na vida da gente que ainda não possa ficar pior".

Se os desonestos brasileiros voassem, nós nunca veríamos o sol. Felizmente há os descontentes, os lutadores, os sonhadores, os que querem manter o sol aceso, brilhando e no alto.

A luz é e sempre foi a metáfora da inteligência. No entanto, de nada adianta o conhecimento sem o caráter. Que nas escolas seja tão importante ensinar Literatura, Matemática ou História quanto decência, senso de coletividade, coleguismo e respeito por si e pelos outros.

Acho que o mundo (e, sobretudo, o Brasil) precisa mais de gente honesta do que de literatos, historiadores ou matemáticos. Ou o Brasil encontra e defende esses valores e abomina Zecas, Gérsons, Dirceus, Dudas, Rorizes, (Renans e Odairs) todos os que chamam desonestidades flagrantes, de espertezas técnicas, ou o Brasil passa de país do futuro para país do só furo.

De um Presidente da República espera-se mais do que choro e condecoração a garis honestos, espera-se honestidade em forma de trabalho e transparência.

De professores, espera-se mais que discurso de bons modos, espera-se que mereçam o salário que ganham (pouco ou muito) agindo como quem é honesto.

A honestidade não precisa de propaganda, nem de homenagens, precisa de exemplos.

Quem plantar joio, jamais colherá trigo.

Quando reflexões assim são feitas cada um de nós se sente o palhaço perdido no palco das ilusões. A gente se sente vendendo o que não pode viver, não porque não mereça, mas porque não há ambiente para isso.

Quando seria de se esperar uma vaia coletiva pelo tombo, pelo golpe dado na decência, na coerência, na credibilidade, no senso de respeito, vemos a população em coro delirante gritando "bis" e, como todos sabemos, um bis não se despreza.

Então, uma pirueta, duas piruetas, bravo! bravo! E vamos todos rindo e afinando o coro do "se eu livrar a minha cara o resto que se dane".

Enquanto isso o Brasil de irmã Dulce, de Manuel Bandeira, do Betinho, de Clarice Lispector, de Chiquinha Gonzaga e de muitos outros heróis anônimos que diminuíram a dor desse país com a sua obra, levanta, caminha em silêncio até a porta, vira-se e diz:

- "Esse é o problema... eu sou o palhaço".


_REFLITAM!!!

Adonis disse...

A Repressão só esta aumentando. Depois que o curso de Sistemas saiu do movimento o Reitor se fortaleceu dando vários golpes repressivos desde o processo até mais uma invasão da tropa de choque.

Sistemas de informação e os alunos que não enxergam a ditadura que se instalou na fundação estão fortalecendo as ações truculentas da reitoria.

Diante de tudo isso, temos boas noticias! Foi com muito barulho e muita força que o movimento conseguiu chamar a atenção de autoridades e assim o prefeito de Santo André Avamileno aceitou convocação do Conselho Diretor da FSA, uma reunião que irá pedir a destituição de Bermelho.

O reitor mais uma vez se mostra sem saída e coloca muitos seguranças na Fundação. Ora, esse dinheiro para pagar tantos seguranças deveria ser investido na educação. Para quem ainda não sabe, os professores resolveram entrar em greve, já que a reitoria ameaçou inclusive de tirar o salário dos mesmos e decretou uma nova resolução afim de calar e repreender o movimento.

Se alguém questionou a importância de sistemas no movimento é que não sabe exatamente o que esta acontecendo. Toda a sociedade da força para a luta e nós alunos e estudantes do Brasil temos mais força ainda por se tratar de um problema universitário.

Sistemas não quer ser massa de manobra do movimento, mas sabe ser usado muito bem pela reitoria.

Bar do Augusto disse...

Companheiro Adonis!

Eu ando vendo em ambos blogs você aqui postar seus ideais pela greve. legal isso. Muito bonito. Quer amendoim?

Mas, não estaria o pessoal de seu curso, inclusive o pessoal há mais tempo, cansado das ladainhas e arapucas, de anos passados trazida por alunos e seus movimentos estudantis?


Acho demais Sistemas ter entrado este ano. YEAH FUCKING AWESOME!!! Mas...a turminha chegou ao máxim oque pode fazer. Não lembro de antes disso ver você se manifestando em blog algum ou email! Xiii, como diria os caros revolucionários, "quanto você ta recebendo ai"?


Vamos esperar o Dudu "Green Hair Papito" Suplicy com alguma novidade!!!

Anônimo disse...

Caro augusto,

só pediria para você abrir mais esses seus olhos demasiados "críticos" e ver de fato o que está acontecendo. O que importa essa "lutinha" entre "Sistemas" e "Movimento"? O que trará de ajuda para a situacao como um todo? Sendo que estao todos plenamente na mesma condicao.
Já que você NADA faz exatamente para melhorar a situacao, e como sempre idiotamente afirma (com seus amendoins e a brejinha) que as coisas nao irao mudar, porque você nao se acomoda em frente a "nossa" TVGlobo e goze com a cultura e a verdadeira opiniao brasileira. Com certeza o amendoim ficará mais saboroso.

Espero que o pessoal desse blog e portanto sua turma estejam melhor observando as coisas e seu resenrolar, assim se movendo de uma melhor forma para um concenso e ajuda de fato no que anda acontecendo. Sentar e assistir é muito mais comodo, mas talvez o resultado final nao seja tao comodo assim.

Bar do Augusto disse...

Talvez, camarada Michael Keaton, por que agora cabe apenas ao Conselho Diretor tomar uma decisão nesta semana ou próxima segunda!

FEBA disse...

Sobre as mensalidades, informo que o curso de Biologia em 2007 custa aos estudantes 576,00/mês (para corrigir a informação de que BSI é o curso mais caro).

Sobre outros posts, informo que se estiver correta a informação de que a FAFIL é um "antro de inadimplência" isso pode talvez, dever-se ao fato de que os cursos, em 5 anos, dobraram de valor.
(biologia em 2001: 290,00/mês; em 2005: 500,00).

Considere que a FAFIL forma uma maioria de professores e pesquisadores;

Considere que os professores da rede pública estão há 12 anos sem aumento de salário e que os da rede privada tem 2% ao ano;

Considerem também que os pesquisadores trabalham em média 2 anos sem nenhuma remuneração em universidades e instituições de pesquisa para que desenvolvam projeto que seja julgado relevantes pelos órgãos responsáveis para então, podermos CONCORRER a uma bolsa de apoio.

Considere ainda que a pesquisa e a educação são campos fundamentais do conhecimento, onde um complementa o outro e ambos formam a base para a formação de uma sociedade justa.

Lembrando que estamos em um país onde a repressão é a única forma de educação e um traficante qualquer é muito mais importante que um professor ou pesquisador, essas profissões tornam-se subempregos e os pré-requisitos para elas são cada vez menores.

É este o cenário que nossos filhos verão. Um cenário onde quem rouba se dá bem, quem educa é subempregado, quem tem uma moto não precisa estudar e quem programa computadores está sempre obsoleto.

Estou tentando mudar isso, e você?

Bar do Augusto disse...

Eu estou tocando meu negócio(Bar do Augusto). A gente faz mesas-redondas aos fins de semanas para discutir idéias perantes combater o Odair Pentelho. Mas após a terceira cerveja só saem idéias não muito agradáveis. Gostaria que você viesse e nos ajudadess. Prometo cessar a venda de bebidas alcoólicas se você vier.

Na luta...