quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sobre a Assembléia Geral - 16/10/2007

Sobre a Assembléia Geral

A Equipe do Blog “SISTEMAS FSA” parabeniza aos audaciosos e intrépidos estudantes de BSI pela participação na Assembléia Geral do Movimento da FSA, ocorrida na terça-feira, 16 de outubro de 2.007, e pelo comportamento impecável dos mesmos. Mais uma vez, demos mostras a todos de que estamos compromissados com a democracia, desde que ela seja feita de maneira pacífica, sem ofensas e/ou agressões.

Parabenizamos também os membros do movimento que tentaram conter as manifestações partidárias, que lutaram pelo respeito na assembléia e que ajudaram a evitar conflitos e provocações. Tais atitudes mostram que não se pode generalizar comentário algum sobre o movimento, pois ainda existem pessoas comprometidas com os ideais pelos quais lutamos.

Infelizmente, pessoas que não possuem tal cultura de paz tentaram insuflar a massa estudantil para suprimir o direito de fala dos estudantes de BSI ou mesmo aqueles que tinham opiniões contrárias às deles, fatos estes que lamentamos. A Equipe do Blog recebeu diversos relatos de estudantes indignados pelo modo parcial como foi conduzida a assembléia, além de denúncias (não comprovadas) de que pessoas estavam em meio à massa agitando e incentivando conflitos.

Os estudantes de BSI esclarecem que sua retirada da Assembléia Geral não foi uma atitude covarde. Os estudantes se retiraram por entender não haver clima que garantisse que a votação fosse realizada sem que houvessem conflitos e, portanto, não havia garantias de integridade física para nossos colegas. Como já havíamos assumido publicamente uma postura pacífica, através do blog e de comunicados enviados aos estudantes via e-mail, em nosso entendimento tal postura poderia ser quebrada caso continuássemos por lá.

Declaramos que os estudantes de BSI não compareceram à Assembléia Geral para desmobilizar o movimento e pedir o fim da greve, mas para tornar pública, conforme solicitado pelo movimento, sua posição de volta às aulas e pedir respeito à mesma decisão, visto que foi tomada em consenso com os estudantes do curso – e apoiada pelos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática – em assembléia, democraticamente. Declaram-se portanto, mobilizados ainda pelo fim da gestão Odair na FSA, que levou a instituição ao caos acadêmico, administrativo e financeiro que ela se encontra atualmente; mobilização esta que ocorre de maneira burocrática, dentro dos parâmetros legais, conforme decidido em assembléia. Declaram-se ainda contrários ao processo movido pela FSA contra docentes e discentes envolvidos com o movimento, por entender que o espaço acadêmico deve respeitar a liberdade de manifestação e opinião dos envolvidos, sendo contrários também à repressão exercida pelo movimento que os coagiu de maneira áspera, quando apenas queriam ter aula.

Lamentamos também a postura de colegas de BSI que, ao realizar comentários no Blog da Ocupação o fizeram de maneira ofensiva, incentivando a “guerra entre cursos” e declarando-se contrários à greve. Em nenhum momento BSI se declara contrário à mobilização estudantil. Reiteramos que embora o curso tenha decidido por voltar ao curso normal do ano letivo, apoiamos a luta dos estudantes mobilizados e entendemos que todos devem ser livres para fazer suas escolhas, dentro do respeito às liberdades individuais, conforme pode ser observado em nossas notas oficias publicadas na íntegra neste blog. Afirmamos que as declarações “cursistas” não refletem o pensamento da maioria e que tal fato contribui para a divisão dos estudantes – tudo o que a reitoria deseja neste momento crítico. Repeitamos os cursos de humanas e suas opiniões, e desejamos que este respeito seja recíproco.

Saudações Acadêmicas.


Nenhum comentário: