sexta-feira, 19 de outubro de 2007

VENHA LUTAR POR SISTEMAS!

Mais uma vez, a Equipe do Blog “SISTEMAS FSA” vê-se obrigada a redigir um post de indignação e repúdio. Porém, desta vez, nossa indignação não é contra mais um ato tirano e arbitrário da Reitoria, mas novamente à falta de respeito e violência provenientes de estudantes do Movimento.

Ontem, quinta-feira, 18 de outubro de 2.007, o movimento tentou inviabilizar as aulas no Colégio, retirando as carteiras antes do início das mesmas. Estudantes de BSI se opuseram, começando a recolocar as carteiras nas salas e houve discussão. Alguns chegaram a ser ameaçados.

Pouco depois, o movimento retornou ao colégio, porém em um número bem mais expressivo. Os estudantes de BSI, para garantir sua integridade física e seu direito às aulas, viram-se obrigados a erguer barricadas nos acessos ao primeiro andar. Novamente houve discussão e os ânimos estavam alterados, em ambas as partes. Alguns estudantes de BSI chegaram a chamar a poícia, fato que serviu para acalmar o movimento, que acabou dispersando, rumo à FAENG, onde realizariam Assembléia em conjunto com os estudantes de Engenharia Ambiental. Foi formada uma comissão de negociação, composta de três professores e três estudantes, ambos do movimento, para tentar atrair novamente os estudantes de BSI ao movimento, porém, sem sucesso.

O que realmente não conseguimos compreender é: se querem dialogar conosco, precisam nos coagir? Precisam invadir nossas salas e nos forçar a nos entrincheirarmos?

Novamente, em atitude lamentável, a Reitoria não deu as caras. Estavam cientes da possibilidade de confronto entre estudantes, e mesmo assim, não tomou providências para garantir a integridade física e o direito de aula dos que querem estudar. Ou seja, para eles tanto faz que alunos apanhem da polícia ou que briguem entre si: o que realmente importa são seus cargos, que não largam por nada. Os estudantes? Ora, eles que se entendam!

CHEGA! BASTA!

Temos nosso direito à aula, e temos o direito de apoiar as reivindicações do jeito que bem entendermos. Não vamos nos sujeitar a pessoas arrogantes, truculentas e que servem-se de meios ilegais para fazer reivindicações! Não vamos admitir que nossa integridade física seja ameaçada!

CONCLAMAMOS A TODOS, ESTUDANTES DE BSI, PARA QUE VENHAM AO COLÉGIO HOJE FAZER VALER SEU DIREITO DE AULA. NOVAMENTE FAREMOS BARRICADAS, NOVAMENTE NOS ENTRINCHEIRAREMOS, MAS IREMOS DEFENDER NOSSOS INTERESSES E NOSSO CURSO!

AGORA É DEFINITIVO! AULA JÁ!

FORA REITORIA! FORA MOVIMENTO!

Saudações acadêmicas e de luta , literalmente falando.

PS: perdoem os membros do movimento que possuem cultura de paz, Este post não se dirige a vocês, pessoas prudentes e sábias que sempre preferiram o diálogo e entendem que a luta dos estudantes somente será forte se os estudantes estiverem unidos. Entendemos a importância do diálogo, mas quando este ocorre de maneira unilateral – como vêm sendo proposto por algumas personalidades do movimento – não é diálogo, mas é imposição; e toda imposição é autoritária, assim como a Reitoria é, assim como a ditadura foi, e nós repudiamos toda e qualquer forma autoritária.

10 comentários:

Fabio (Xisto) Alves disse...

FORA REITORIA!!!!
E LEVE JUNTO O MOVIMENTO!!!!!

Esses cursos que só dão dor-de-cabeça, tem que ser extintos da fundação....chega dessa palhaçada todo ano.....

4C42500 disse...

CHEGA DESSA PALHAÇADA !!

Farei o que for preciso pra conseguir assistir aula, faremos quantas barreiras forem necessárias.!

Isso tem que acabar, e não adianta vim ninguém falar com a gente mais, até porque sempre falam a mesma coisa.

CHEGA DESSE MOVIMENTO.

CHEGAAAAAAA !!!!

O que aconteceu ontem não mostra nda do que eles pregam, " democracia " onde ?!

Não respeitam nossa decisão, e nem deixam agente falar também.

Vamos lutar pra ter as aulas normalizadas o mais rápido possivel.!

Adonis disse...

Ontem foi uma noite ruim, não só pela "invasão" dos grevistas, mas também pela posição de sistemas.
Tem muita gente que parece estar feliz com as aulas do jeito que estavam. Sendo isso que todos querem, é isso que teremos... Aulas sem infra-estrutura, laboratórios ruins com computadores péssimos, coordenadora que se abstém de tudo, professores que faltam, alunos que se formam sem saber programar e tantos outros problemas.
Nós de SI estamos merecendo o reitor que temos, pela falta de ação, caímos na armadilha da reitoria, aceitamos ir pro colégio e estamos contra o movimento grevista, era tudo que a reitoria queria!
Pronto, voltamos pras nossas salas, que ainda não temos e aceitamos tudo do jeito que estava.

ScorpBoy disse...

Eu concordo com algumas atitudes do pessoal de Sistemas...

Armar as barricadas foi legítimo. Agora borrifar com o extintor não foi coerente. Não abrir espaço para um diálogo amistoso não foi coerente também. Se ambas as partes querem a saída do reitor deveriamos, no mínimo, respeitar uns aos outros.

Acredito que o movimento está correto em impedir que tenhamos aula no colégio, mas também acredito que seja legítimo BSi se mobilizar para ter aula (se é do desejo da maioria).

Por que acho que o movimento está correto!?

Simples, quando fomos ter aulas supostamente normais na segunda-feira encontramos nossas salas ocupadas, o que fizemos de imediato?

Entramos nas salas para impedir que a FAECO tivesse aula. Depois acatamos uma decisão de irmos para o colégio. Decisão essa que deveria ter sido contestada!

Na terça-feira fizemos novamente. Ocupamos nossas salas na FAENG para impediar a aula da FAECO.

Agora, de uma certa forma, estamos sendo hipócritas dizendo que eles naõ têm o direito de impedir que tenhamos aula.

Eles querem apenas fazer batucada na "casa" deles. E nós estamos negando esse direito.

Tha L. disse...

Gostaria primeiramente de esclarecer que a assembléia informativa na Faeng, aqui mencionada, já havia sido organizada, não foi uma "válvula de escape" de quem foi no colégio...foi organizada por estudantes de engenharia ambiental que chamaram professores e alunos da Fafil para passarem informações...afinal, a maioria dos de lá só possui as informações do site da FSA ou dos emails da reitoria, que, convenhamos, são bem tendenciosas!

Lá, felizmente, as coisas foram mais produtivas pois houve disposição de diálogo em ambos os lados...

Não concordo com a exaltação de AMBAS as partes no episódio do colégio...alguns de sistemas me conhecem e sabem de minhas posições...

apenas fico triste de postarem os dizeres "fora movimento"...

até parece que a faculdade está muito boa e não tem nada a ser reivindicado....

se não querem greve, não querem batuque ou o que seja, manifestem-se em relação a isso, mas respetem as pessoas que estão lutando de todas as formas - passeatas, ações juríidicas, divulgação na imprensa, pedidos de apoio a pessoas públicas etc - pela saída do reitor e por condições de ensino melhores para todos os cursos da faculdade, não apenas cada um para seu curso!

Vamos separar as coisas!! Eu tenho a sensatez de não vir aqui repudiar toos os alunos de sistemas por coisas que um ou outro faz!! Vocês poderiam fazer o mesmo!

J. Gadoti disse...

apoiado thais!

tenham prudência ao generalizar rapazes de sistemas, nunca generalizamos vocês...

FRISAMOS o ALGUNS de sistemas.

Agostinho Carrara disse...

Thais, agradeço seus comentários. Assim como não generalizamos o pessoal do Movimento é bom ver que não somos todos generalizados.

Foi como eu disse em uma comunidade, ninguém de Sistemas ou outro curso foi lá tirar suas faixas, instrumentos etc. Respeitamos. Mas gostariamos, que a posição dos alunos fossem respeitada, o direito de ter aula. Estamos apoiando sim, mas os alunos não acreditam que a greve de Sistemas possa ajudar mais.

Porém, ainda vemos dizeres de que Faeco e Faeng apoiam a luta. Mas...só Eng. Ambiental está na luta da greve. E os demais? Estão tendo aula! Só pq Sistemas faz parte da Fafil não pode ter aula? É o direito DO ALUNO que deve prevalecer e não o Direito da unidade.


Sem mais,


Bruno
Representante 4ºB

FEBA disse...

Entendo que cada um tenha uma posição diferente em elação a greve, mas convenhamos:
Os professores estão paralisados desde que apoiaram os alunos contra a repressão policial;
Paralizados, eles ainda estavam SIM assinando o ponto e isso é um direito LEGAL dos trabalhadores.
Agora eles estão EM GREVE, sem assinar o ponto.

Eu pergunto:
1. Pq vcs, alunos do movimento ou não, não param de se dagladiar e pensem um pouco. Se os professores estão em greve não vai ter aula a acabou!!! Entrem na sala e façam o que quiser lá dentro, mas não haverá professores!
2. Pq razão as pessoas que não apoiam a greve pensam que são mais espertas e/ou inteligentes do que professores universitários com mais de 20 anos de profissão?

E mais uma coisa... esse papo de achar que quem faz batuque é o pessoal de historia, geografia e sociais não cola mais... isso eu costumava ouvir da molecadinha!!!
Prestem atenção! Tem até gente se BSI fazendo batuque, se é assim que preferem chamar.

FEBA disse...

Ah! Só para constar eu sou formada em Biologia pela FSA, não faço parte de nenhum partido político e até hoje luto pelas idéias que defendo.
Não acho que isso seja mérito ou desmérito de estudante universitário ou "rebeldes sem causa", como nos chamaram no blog da ocupação.
Creio sim que seja uma forma de defender o mundo que quero para meus filhos e alunos.

Também não creio que uma pessoa que posta algo como "prefiro ter um filho viado do um filho que faça ciências sociais" mereça toda essa atenção, por isso, não é para vc que estou escrevendo e insistindo tanto para que pense. De vc já desisti. Só luto por aquilo em que acredito e não por pessoas homofóbicas e sem consciência política.

Bar do Augusto disse...

Olha o amendoim!!!!