sábado, 3 de novembro de 2007

Maioria dos professores da FAFIL não aderiu à greve

Maioria dos docentes mantém aulas

As afirmações de que a maioria de alunos e professores das três unidades do Centro Universitário estão paralisadas não correspondem à verdade. O controle de freqüência e levantamento feito pelas faculdades mostra que o movimento contrário à Reitoria se concentra na FAFIL.
Levantamento feito na FAECO, FAFIL e FAENG, de 22 a 27 de outubro, confirma que a maioria dos professores estavam presentes e ministravam regularmente as aulas nesse período.
Na FAFIL, unidade em que foi declarada a greve dos professores, apenas 78 aderiram ao movimento em um universo de 177 docentes.
Na unidade FAECO, o comparecimento dos professores no período noturno, por exemplo, oscila entre 61 e 69 presenças durante a semana, variação decorrente da grade horária. Ainda no período noturno, a média de professores ausentes oscilou entre 3 e 7.
Na FAENG, o comparecimento de professores também é normal. Em dois dias de levantamento, foram apontadas 7 faltas na sexta-feira, no período noturno, enquanto estavam presentes 37 professores. No sábado, dia 27, somente 3 faltas foram registradas para um total de 43 professores presentes.
A Pró-Reitoria de Graduação informa que os números mostram claramente que a maioria do corpo docente permanece desenvolvendo suas atividades acadêmicas. “Existe um movimento localizado, mas temos a maioria dos cursos com o seu calendário sendo cumprido”, informou o prof. Dr. Diolino José dos Santos Filho, Pró-Reitor de Graduação.
-----------------------------------------
informação obtida no site da FSA - publicada em qui., 31/10/2.007 - acessada em sáb., 3/11/2.007, 21:42hs (http://www.fsa.br/conteudo/index.asp?pagina=noticias_interno&c=7&s=9&id=48)

2 comentários:

Josi disse...

Bom, vou ser a primeira a postar . Que responsabilidade!!
Primeiro só queria ressaltar o fato de que esse artigo é do site da FSA, portanto sempre será tendencioso. Como futura cientista social ( socióloga) não refuto fatos, nem desprezo a realidade ,ou então não seria ciência.
Diante da conjuntura, faço um apelo aos estudantes de Sistemas, bem como de todos os cursos da FSA.Vamos mostrar a reitoria que estamos descontentes, que não concordamos com a decisão do Conselho Diretor. Vamos decidir juntos, seja lá qual for a decisão , mas em assembléia, que por sinal já está marcada e se não estou enganada para 3ª feira( confirmar calendário).Não somos levianos, somos apenas pessoas que acreditamos que só a luta poderia mudar a situação em que se encontrava(a) a FSA. Não quero contrariar a lógica de voces, mas mesmo AINDA não tendo derrubado a reitoria, já conquistamos algumas vitórias parciais, como por exemplo, a redução ou o não aumento das mensalidades , e foi porque nos movemos e não porque enviamos ofícios , e mais ofícios...Sem falar na repercussão nacional da nossa luta. Demos visibilidade, tornamos públicas as falcatruas da reitoria, desestabilizamos, entendem?!Sei que parece pouco, para quem quer a derrubada do reitor.Para tanto, precisamos que a luta continue.
Infelizmente, o tempo histórico não acompanha a nossa vontade. O inimigo é muito, muito forte, é como nadar contra a corrente percebem? Quem tem o poder , o tem justamente porque todos os meios de produção, a mídia , os meios de repressão( como a tropa de choque , por exemplo) estão e estarão sempre a seu favor. Eles sabem muito bem como utiliza-los para nos intimidar.
Não é fácil lutar, se fosse assim o mundo não estaria como está. Para derrubar a Ditadura Militar nesse páis e na América Latina, só para ilustrar, foram preciso em média 20 anos, e as pessoa lutaram , e lutaram muito, inclusive arriscando suas vidas e muitos com a própria vida!
Todos nós queremos estudar, queremos ter aulas. Me citarei como exemplo:estou no 4º ano, e quando a greve começou faltavam em torno de uns 80 dias para eu pegar meu certificado.Eu já dou aulas,estou inscrita para alguns concursos públicos para a minha área, e, caso eu venha a passar , exige-se que eu esteja formada , ou seja ,que eu possa provar isso, certo? Diferentemente do que uma boa parte dos alunos das exatas possam pensar a nosso respeito( credito isso ao puro preconceito e sectarismo), nós não somos levianos, somos pessoas comprometidas com nossas carreiras, lutamos por qualidade na educação, que consite a nosso ver, em não permitirmos o sucateamento dos nossos cursos através de medidas como o PDI, que reduz a nossa carga horária e portanto compromete a qualidade da nossa formação. Vou dizer novamente o que disse em um post no blog da ocupação.
Eu gostaria de voltar as aulas mas não posso!!!
Vou fazer uma analogia, e como toda analogia correrei riscos...
A situação com a Reitoria é mais ou menos como um relacionamento que já desgastou, que o amor acabou, que as pessoas se agridem mutuamente. Tem os filhos, tem algumas coisas que já foram conquistadas até aquele momento,e, uma separação colocaria a estabilidade, emocional e financeira em risco, afinal, toda separação traz prejuízos. Só que o respeito acabou, a confiança foi pro saco, e o que foi prometido entre juras de amor , não rolou. Não existe mais respeito e a confiança foi abalada. Mesmo que ainda tenha restado algum sentimento, que você saiba que não será fácil essa mudança na sua vida e que isso implica em arriscar algumas coisas, você também sabe que a única forma de resgatar sua dignidade é rompendo. Não dá pra viver de aparências.
Pois é, com a educação não dá para fazer o mesmo, não é? Fingir que está tudo bem ,que vamos sair bons profissionais para o mercado, empurrando com a barriga como em um casamento falido, não dá! Não é digno!
A escolha é díficil? Quem dísse que escolhas são fáceis.Algumasse fazem necessárias. Não dá pra ser omisso e fingir que nada está acontecendo, pelo menos para mim e para quem está lutando.
Sou uma trabalhadora e tenho as mesmas necessidades que qualquer trabalhador no Sistema Capitalista. Sim, porque vivemos em um sistema onde os meios de produção pertencem a uma classe social, no caso, nesse momento histórico é a burguesia.E por favor... não foram os alunos das humanidades que inventaram isso. Isso é comprovadamente científico. História é ciência!!!!
Deixemos as discussões teóricas a respeito do capitalismo para um outro momento. Fica como proposta a construção de uma palestra com algum dos nossos doutores em sociologia, sim..., temos verdadeiras assumidades na área que estão em luta e em greve, inclusive sairam escoltados pela tropa de Choque quando da reitegração de posse,uma vergonha para um centro universitário!!
Reintero o meu chamado; vamos todos a assembléia, tragam propostas de como devemos continuar a luta, se devemos continuar a luta...
Precisamos do curso de SISTEMAS , sozinhos eles nos isolam e nos derrotam. Nos ajudem a construir essa página na história da educação da FSA e desse país.Deixemos algum legado para os que virão depois, temos responsabilidade sim pelo futuro, e não é só com o nosso!
Saudações acadêmicas e de luta
Josi - 4ºB

Sistemas - FSA disse...

Neste blog são publicados artigos de todos os lados, visando a imparcialidade, assim como já foi publicado artigos de outros jornais.

Inclusive já ouve professores(Não somente de Sistemas) convidados a redigir um tópico para este blog.

Buscamos com este blog a transmissão das informações e imparcialidade com as notícias.

Equipe do Blog de Sistemas