quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Líder do Movimento dispara novas acusações contra alunos de BSI

-Após um e-mail de desabafo do aluno Antonio Sena, 4ºC de BSI perante recentes acontecimentos na faculdade, o aluno Reinaldo Chagas dispara em resposta, além de ironia e agitação, acusações contra alunos de BSI mais uma vez. Segue na íntegra e-mails e respostas as acusações.

******************************************************************************
E-mail do aluno Antonio Sena:

To: dahonestinoguimarae sfsa@yahoogrupos .com.br
From: antoniocvsena@ yahoo.com. br
Date: Tue, 13 Nov 2007 05:52:12 -0800
Subject: [dahonestinoguimara esfsa] F.S.A. - R.I.P.

F.S.A. – R.I.P.
Decidi escrever este texto não como representante de classe, nem como membro do colegiado do curso de BSI, mas como cidadão e estudante da FSA, sigla esta que todos nós conhecemos o significado. Para quem não sabe, a sigla R.I.P. abrevia a famosa frase latina “Requiescat in pace”, ou “Descanse em paz”, no bom e velho português. O que abaixo segue, meu desabafo enquanto aluno, explicará por si só a escolha do título. Já não vou novamente expor o histórico do meu posicionamento pessoal para evitar redundância. Já o fiz por diversas vezes e não quero cansar quem venha a ler este texto. Apenas vou relatar o que aconteceu e o que motivou a me expressar.
Ontem pela manhã recebi um e-mail da coordenadora do meu curso com uma lista de salas que BSI iria ocupar, agora que a paz novamente restabeleceu- se na FSA. Segundo o e-mail, esta decisão havia sido tomada pelos coordenadores de curso. A listagem pareceu-me boa: os cursos da FAFIL estavam alocados juntos, respeitavam critérios justos – especificados no corpo da mensagem - que haviam sido ignorados na primeira listagem – aquela do início do ano, que relegou BSI às salas da FAENG II. Sistemas estava de volta à FAFIL, lugar de onde jamais deveria ter saído, tendo sido destinadas as salas de 1 a 12 e de 39 a 40. Aquela listagem me fez pensar que a normalidade havia retornado à FSA. Ledo engano. Em instantes, recebi outra mensagem, proveniente dos membros do movimento, agora com outra listagem, totalmente diferente. A listagem havia sido redigida, segundo as informações que obtive depois, com o auxílio de coordenadores de curso e representantes dos estudantes, na sexta-feira. Já a listagem “oficial” havia sido redigida ontem mesmo. Parafraseado o Cap. Nascimento, do filme “Tropa de Elite”, pensei: “Vai dar merda”. As discussões surgidas no grupo de e-mails do DAHG mostraram isso. Chegando à FSA, alguns estudantes já vieram me procurar dizendo: “Quando chegamos, havia uma lista no mural. Em seguida, veio um cara, tirou a que lá estava e colocou outra. Depois, veio outro cara e tirou a nova lista e colou a anterior”. Juro que pensei que estava no desenho do Pernalonga e Patolino. Mas não. Estava na FSA. Fui até ao laboratório onde teria a primeira aula. De longe, ouvi batuques, mas nem me importo mais com eles, aprendi a assistir aula com fundo musical do Olodum. Ao sair da minha aula de laboratório (uma das poucas que ainda tinha, de reposição), dirigi-me à sala que havia sido designada à minha turma na lista “oficial”, mais recente, a sala 40. Deparei-me com colegas do 4º ano do curso de História, que estavam tão desorientados quanto nós. Me disseram que estava havendo uma reunião para dirimir aquela confusão na sala dos professores. Me dirigi para lá, junto com mais outros 3 colegas de classe.
Na sala dos professores o que vi foi alguns coordenadores de curso, cercados por vários estudantes que representavam os mais diversos cursos – exceto Sistemas. Nossa coordenadora não estava lá. O assunto era as salas. Cheguei no exato momento em que ouvi, provindo de algum estudante: “Ah, o problema é de Sistemas, eles não estavam aqui na sexta pra decidir, a coordenadora deles não está aqui, então eles não decidem nada”. Naquele momento o sangue subiu. Mas, o que poderia fazer? Apenas tentar exercer meu direito de palavra para tentar esclarecer.
Enquanto aguardava e tentava me acalmar, ouvi algumas falas que reproduzirei aqui, entre aspas. Todas elas deixam bem claro que ninguém estava preocupado com o bem da totalidade, cada um defendia o seu e pronto. “Não quiseram ter aulas no colégio? Por que agora não querem ficar lá?” disse uma estudante. Sistemas? Ah, que se danem! Não quiseram sair da greve? Agora que se virem, diz o movimento. Não quiseram entrar na greve? Agora que se virem, diz a Reitoria. As pessoas que falavam na reunião não conhecem o curso, como se organizam nossas provas, não sabem quantos alunos têm, quais as necessidades especiais destes estudantes. “O anexo tá vazio! Manda Sistemas pra lá!” exclamou outro. “E se mudássemos o esquema de provas?” sugere um outro. E eu, mísero representante de classe, que apenas fui lá tentar valer meu direito contratual de ter uma sala pra minha turma poder assistir aula, o que eu fazia ali? Poderia eu decidir por meus colegas como se dariam suas aulas, onde ficariam, como seriam organizadas as provas?
Mesmo não sendo meu papel, nem tendo autoridade necessária para isso, exo sendo meu papel, nem tendo autoridade necess aspas.desalocada de licariam, sistir aula, o que eu fazia ali? tar esclarecer.
cpus a situação do curso. Primeiro: nunca pedimos para sair da FAFIL: a norma veio de cima pra baixo. Segundo: a maioria das turmas estava alocada na FAENG II, e foi desalocada de lá quando entramos em greve – manobra de retaliação da Reitoria, pra punir por termos entrado em greve e, sabendo da invasão do colégio pelos manifestantes, sabia que isto geraria conflito, pois eles sabem que BSI é o único curso que “combate” manifestações”. Terceiro: as salas do colégio não comportam as turmas de BSI, e isto é fato. Quarto: se eles não querem ficar no colégio, por quê nós também deveríamos ficar? Ah, sim, por que nós tínhamos uma coordenadora fraca, que não participava de reuniões e que, pelo que fiquei sabendo, orienta os alunos a ficarem em sala e resistir! Bela coordenadora. Na hora de decidir cadê? Na hora de brigar pelos interesses do curso, onde está? Mas na hora de incitar a porrada, pra Sistemas ser tachado de “tropa de choque da Reitoria”, aí ela aparece.
Em um dado momento, quando citei a palavra “crise” para designar o que ocorreu na FSA nos últimos tempos, uma dezena de estudantes ergueram as vozes para me criticar. E depois o alienado sou eu! “Não é crise, é o movimento estudantil!” “Pôxa colega, será que você não entendeu o que eu quis dizer?” respondi a uma das que ergueram o tom.
Resumindo o óbvio (em tópicos, para ser mais claro):
  • Mesmo a lista “oficial” tendo sido elaborada em acordo com os coordenadores de curso, e sendo uma lista plausível, que obedecia a critérios, porque o movimento não aceitou? Simples: briga por poder. Não foi por isso que Sistemas lutou. Me soou muito infantil, tipo: “Ah, só porque você mandou não obedeço!”. Francamente. E depois, os bebês são os estudantes de BSI!
  • O movimento (ou pelo menos os que estavam presentes na reunião) queriam retaliar BSI por ter saído da greve. Senão, porque motivo BSI não voltaria à FAFIL? Os cursos de ciências sempre estiveram nos anexos e nunca houve problema quanto a isso. Algumas turmas ocupariam o colégio, e nunca houve problemas com isso. Sistemas sempre ocupou a FAFIL e nunca houve problemas disso. A fala de uma das presentes na reunião me esclareceu: “Não quiseram ter aulas no colégio? Por que agora não querem ficar lá?”. Então, é retaliação mesmo. Ou seja: faço o que a Reitoria faz, mas sou melhor do que ele. Fora Odair e sua corja! (???)
  • Por que não tinha representantes de Sistemas (professores, alunos, coordenadora de curso) na reunião de sexta que definiu a primeira lista? (Não houve nenhum comunicado a nenhum aluno, pelo que eu saiba, nem através do grupo do DAHG). Se “Sistemas era o problema” como disse outro, porque não haviam representantes do curso naquela reunião, até a hora que eu cheguei? Por que a gente nem foi informado que haveria aquela reunião? Este é o movimento que busca transparência, representatividade! Viva o movimento!
Indignado com tudo isto, e vendo que a minha presença ali era desnecessária – visto que iriam decidir à nossa revelia mesmo – me retirei. Tinha que arrumar uma sala para meus colegas poderem assistir à única reposição que de fato vinha sendo ministrada até então. Fui até a sala 40, onde os colegas de História aguardavam. Conversando com eles, expondo a situação, pedi que cedessem a sala apenas naquela aula, visto que temos uma colega com limitações que dificultariam sua locomoção até o colégio. Afinal, acreditava eu que em breve sairia nova lista e os problemas seriam corrigidos (ou seja, BSI seria jogado pra algum lugar aí). Os colegas de História entenderam e numa boa cederam a sala.
Por fim, todo este problema fez com que o professor da única matéria que ainda valia a pena assistir desistir de repor aula. Uma instituição que aspira ser universidade não tinha organização suficiente nem para liberar salas para os estudantes – pasmem – assistir aulas.
E lá se vai a qualidade da última matéria que ainda a tinha.
“Lutamos pela qualidade de ensino”. Bah!
A atitude lamentável da coordenadora de curso que simplesmente abaixa a cabeça para tudo o que a Reitoria determina, mesmo que seja péssimo para os estudantes, resultou nisto. Professores desanimam de dar aula por que os coordenadores incitam conflito em vez de eles lutarem pelos interesses do curso. Uma instituição que perdeu a capacidade de se organizar, perdeu o senso de hierarquia, de administração, que virou uma comuna de falaciosos que só defendem o seu, o coletivo, o outro que se dane. Uma administração corrupta, que não aplica os recursos provenientes das mensalidades sugadas dos salários dos “pobres proletários” (alienados ou não).
E ainda tem a cara de pau de dizer: “Divulgue a FSA e ganhe R$ 15,00”!
Francamente, colegas, assim como o professor que desistiu de repor aulas, desisti da FSA. A última matéria que eu tinha de fazer aqui até o fim do ano não terei mais. Irei á FSA agora só quando tiver de entregar algum trabalho, entregar alguma prova (visto que neste semestre, as provas serão feitas em casa – isto quando tiverem! Êta qualidade!). Graças a Deus, pelo menos até o ano que vem, quando espero que esteja mais organizada a FSA (igual espero que o Papai-Noel venha me visitar no Natal), não terei mais de aparecer por aí, já que meu TCC não vai ter banca (sic) e que pra conversar com meu orientador é só marcar num shopping (olha que legal: a) meu orientador foi processado pela própria faculdade; b) não posso receber orientação na faculdade, tendo em vista que não sei nem em qual sala eu terei aula; c) eu, “alienado capitalista corrompido pelo sistema” terei orientação do TCC no templo do capitalismo, o shopping-center! Não é demais?!) Divulgar o vestibular? Só se for: “Não faça FSA! Você não sabe onde está entrando!” Será que se for assim eu ganho meus R$ 15,00?
Não me interesso por mais nada que venha da FSA. Os estudantes têm a Reitoria que merecem. E não adianta tentarem me convencer de que “temos de lutar, para fazer valer nossos direitos, e blá blá blá”. Lutamos por meses, com imparcialidade, sem politicagens e sem manipulações, para ter aulas de qualidade numa instituição transparente e no que deu? Sistemas está largado às traças, como o traidor oficial de todos os lados. Lutem pra ser retaliados! Lutem para ser punidos! Lutem para continuar na mesma!
Pra mim, já era. To de saco cheio.
FSA – que descanse em paz.
Saudações estudantis.. . do quê mesmo?
Abraços.

Antonio Sena
PS: Se forem me responder, façam através do e-mail pessoal. A partir de hoje, to fora do grupo do DAHG.
******************************************************************************
E-mail do aluno Reinaldo Chagas, em resposta:

Reinaldo Cesar Fernandes Chagas ; escreveu:

Antonio,


Por muito tempo me omiti de responder seus quilométricos e-mails.
Mas este último está realmente muito bom, quase me levou às lágrimas, quase mesmo...

Você disse:

"Em um dado momento, quando citei a palavra “crise” para designar o que ocorreu na FSA nos últimos tempos, uma dezena de estudantes ergueram as vozes para me criticar. E depois o alienado sou eu! “Não é crise, é o movimento estudantil!” “Pôxa colega, será que você não entendeu o que eu quis dizer?”"

Claro que nós entendemos o que você, Antonio... disse que o que fizemos durante os 2 últimos meses foi fanfarronice, briga por poder e etc... e, de fato, é luta por poder. Que parte você não entendeu de que "Nada será como antes?" ANTONIO, NÓS OCUPAMOS A REITORIA E O SR ODAIR MANDOU A PM ESPANCAR OS ESTUDANTES.. . TREMENDA MOSTRA DE PODER, CERTO !??! Agora nós estamos exercendo o nosso poder, o Poder Estudantil e estamos mostrando que vamos "dividir" o poder com esta CORJA!!! E começamos assim: escolhendo as salas em que estudaríamos! !!


Chega a dar nojo o tanto de vezes que vemos BSI em seus textos... por que será que nos outros textos praticamente nunca vemos nomes de cursos... o que torna o SEU curso tão especial !??! Assim como tantas vezes aparecem "eu, meu, nosso" nos seus textos... não me venha falar de coletivo, Antonio, por favor... ou você acha que esquecemos o papel de traidores que cumpriram você e seus amiguinhos Bruno e Wiliam, negociando com a Direção da FAFIL e se dizendo "representantes de BSI", "Nós falamos pelo curso".. eu bem vi isso quando estive no Colégio e vi MUITOS estudantes de BSI querendo dialogar conosco, enteder o Movimento. TANTO FALA-SE DE DEMOCRACIA MAS... POR QUE VOCÊ E SEUS AMIGOS "LÍDERES" DE BSI SÓ PERMITIRAM QUE PARTICIPÁSSEMOS DE 2 ASSEMBLÉIAS DO CURSO !? PORQUE NAS SEGUINTES (ONDE A POSSBILIDADE DE SAÍREM DA GREVE ERA GRANDE) NÃO FOI PERMITIDO ?! E POR QUE DEPOIS SÓ VOCÊ E OS 'LÍDERES" VINHAM NOS INFORMAR DO OCORRIDO !? VOCÊS, REALMENTE CONSEGUIRAM CALAR MAIS DE 1000 ESTUDANTES !!! PARABÉNS PELO EXEMPLO DE DEMOCRACIA!! !

CHEGA DE HIPOCRISIA!! !


AGORA, ANTES DE COLOCAR este sonoro "Bah!" quando ridiculariza que "Lutamos pela Qualidade de Ensino"
deverias aprender um pouco de História, pois desde que existem Instituições de Ensino os estudantes se manifestam e reivindicam melhorias desta forma que fizemos nos 2 últimos meses... e não com abaixo-assinados, reuniões intermináveis, bla bla bla...

E o que estas informações (ao fim do e-mail) parecem para você: "Luta pelo poder" apenas ?! BADERNA ?! BATUQUE INFINITO E DESNECESSÁRIO ?!



SAUDAÇÕES ESTUDANTIS DE LUTA!!!
Reinaldo

******************************************************************************
Resposta do aluno Bruno Agostinho, do 4ºB de BSI:

Data: Wed, 14 Nov 2007 07:02:06 -0300 (ART)
De: Bruno Ferreira Agostinho
Assunto: Caro Reinaldo
Para: dahonestinoguimaraesfsa@yahoogrupos.com.br,representantesfafil2007@yahoo.com.br

Traidores? Que ponto você chegou Reinaldo? Você ao pronunciar isso não passa, agora tenho certeza em dizer, de um agitador barato! Então, como você diz aqui, que "viu Antonio, William e Bruno negociando" com a Direção, então você assume a autoria das inverdades que ouvimos. Inverdades como "ladrões, comprados pela Reitoria", entre outras. Disparou essas calúnias em reuniões da greve, e muitos tietes sairam repetindo. Agora, encarecidamente, prove tudo isso.

Agora eu vejo e entendo porque o Movimento Estudantil perdeu o rumo e ficou cheio de agitadores.

Os demais, me desculpe mais uma vez.

******************************************************************************
Resposta do aluno Antonio Sena, do 4ºC de BSI, ainda perante o e-mail do aluno Reinaldo Chagas:

Reinaldo,

Confesso que meus e-mails têm sido enormes. Sinto a necessidade de explicar bem explicado para que não hajam distorções (visto que já ocorreram algumas que não vêm ao caso rediscutir, é passado). Pretendo tentar aprender a ser mais sucinto.

Entendo perfeitamente, Reinaldo, que os estudantes apanharam por um motivo justo, que as decisões têm de ser COMPARTILHADAS entre os estudantes e direitoria (assim, a reitoria propõe, os estudantes avaliam e sugerem alterações a reitoria acata, e temos uma informação conjunta e oficial). Você pode dizer que isto é utópico, mas creio que a abertura dada aos estudantes no conselho diretor mosta isto completamente viável. Discordo apenas quando você diz que escolhemos as salas onde estudarí­amos. VOCÊS escolheram, nós não. Não nos convidaram para uma discussão, nem estava sabendo das 3 reuniões para formação do mapa de salas (duas entre alunos e coordenadores e outra só de coordenadores). Portanto, não posso dizer que não me considero representado nesta decisão, pois não havia sequer um representante do meu curso lá. Se tivesse e ele tivesse aceitado a decisão, aí­ sim, não teria motivos para reclamar. Quanto ao uso da palavra “crise”, o que aconteceu foi normal? Não! Fanfarronice ou não - quando usei a palavra não entrei no mérito da questão - foi e é uma crise administrativa que nossa instituição passa. Se você não estava presente ontem à reunião e não ouviu o contexto do que disse, não use argumentos inválidos.

Meu curso não é especial. Apenas, como representante de classe e do colegiado de curso, levo às discussões o que ouço de meus colegas, que me elegeram para ser seu representante. Pensamos no coletivo sim, e se estamos reclamando é porque vocês não pensaram. Simplesmente nos excluí­ram da discussão e nos retaliam por termos deixado a greve. Se vai usar as mesmas formas de luta do Odair, por que quer tirar ele de lá? Se vocês “tomarem o poder” quem me garante que não chamarão a tropa de choque para invadir a FSA contra os alunos que se manifestarem contra vocês? Digo isto porque não estou vendo diferenças claras entre a gestão de vocês e a do Odair.

Quanto à participação de membros no movimento nas nossas assembléias guarde bem, pois é a bilhonésima vez que explico: SEMPRE, ANTES DAS ASSEMBLÉIAS ERA VOTADO A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO MOVIMENTO NAS DISCUSSÕES E SEMPRE, QUASE POR UNANIMIDADE, ERA VOTADO PELA NÃO PARTICIPAÇÃO (e isso sem que fôssemos parciais e tendenciosos). Tanto que os professores do movimento (vários: Marta, Ênio, dentre outros) participaram de TODAS as assembléias e usaram da palavra, sem restrições.

Quanto à sua pergunta: “E POR QUE DEPOIS SÓ VOCÊ E OS 'LÍDERES" VINHAM NOS INFORMAR DO OCORRIDO !?” você queria que todos os 1091 alunos do curso (ou os 180 que participavam das assembléias) fossem ao comando de greve? Ou você queria que transmití­ssemos as nossas assembléias em tempo real? Sempre fizemos as notas oficiais e atas de reunião, que traduzem fielmente o decidido. Se alguém estava insatisfeito, era só se manifestar. Não calamos nossos colegas. Tanto que o 1º C decidiu manter a greve e respeitamos. Vocês nos procuraram para dialogar quando decidimos voltar às aulas?

Prove para mim que negociei com a Diretoria! Quero provas! Documentais, testemunhais, de alguma maneira. Acusar é fácil, provar é difí­cil, Reinaldo. Agora, acusações sem fundamento provindas de uma pessoa que diz que vai tirar o reitor como os EUA tiraram Saddam do poder é no mí­nimo, irrisórias e não levarei em consideração. Então, quem é o hipócrita?

Não ridicularizei quem está realmente preocupado com a luta pela qualidade de ensino - pois assim ridicularizaria meus colegas e professores que estiveram e estão nessa luta. Disse ser contraditório lutar pela qualidade de ensino ferrando a única matéria de um ano de um curso que a tinha. Mas, você leu e entendeu o que lhe convém.

Não desconsiderando os meses de luta que todos nós enfrentamos na FSA pela qualidade de ensino, a forma como os últimos passos se deram parece que demonstram que vocês não tem o mí­nimo interesse em unir a todos. Poxa, parece que fazem o jogo da reitoria. Será que não percebem?O que já disse, repito: toda forma de luta é válida, não vamos ser alienados. Se você só acolhe na sua luta quem é radical como você, como pretende unir a todos? Existe um mundo de opiniões diversas que devem ser ouvidas, desde que vocês cedam espaço na conversa.

Parabéns, Reinaldo. Foi o primeiro a me responder pessoalmente. Espero que publique esta mensagem no grupo do DAHG.


******************************************************************************

Reinaldo Cesar Fernandes Chagas ; escreveu:

Ora ora ora... era realmente só o que me faltava: ficar correndo atrás de "provas" documentais do que vocês fizeram... essas coisas são sempre muito bem escondidas e possivelmente - ainda que alguem se dispusse a procurá-las - jamais encontraria. .. se nem do Odair conseguimos levantar tudo que existe, imagine só...

E, agradeço efusivamente quando me chama de agitador, pois, caso você não saiba, no vocabulário político, agitador é alguém que anima a galera, puxa as palavras de ordem e etc... e me sinto muito bem nesse papel!! Obrigado!!! E agitador barato, não né.. por favor... sou um agitador, no mínimo, razoável.

Outra, em momento algum o movimento perdeu seu rumo.. só você e seus amiguinhos traidores "viram" isso - e utilizaram como pretexto para "tirar" BSI da greve... nossa cada coisa misteriosa aconteceu que precisaria uma CPI pra vocês se explicarem.. . - pois continuamos com o mesmo objetivo final FORA ODAIR, porém agora estamos lutando com outras ferramentas. ..


SAUDAÇÕES ESTUDANTIS DE LUTA!!!


Reinaldo

******************************************************************************

Data: Wed, 14 Nov 2007 09:37:17 -0300 (ART)
De: "Bruno Ferreira Agostinho" ;
Assunto: RE: [dahonestinoguimaraesfsa] "Caro" Bruno
Para: dahonestinoguimaraesfsa@yahoogrupos.com.br, representantesfafil2007@yahoogrupos.com.br, b_sistemas@yahoo.com.br

Com certeza você deve correr atrás de provas. Afinal suas acusações apontam para você o maior disparador de inverdades e calúnias sobre outras pessoas. Seus dizeres de que "está tudo muito bem escondido" só mostra sua falta de argumentos e falta de caráter, pois se você fosse homem suficiente teria dito isso ontém quando cruzou comigo, mas é tão dissimulado que passa e fala um "Ae" e sai andando como quem está fugindo de algo.

Desculpe Reinaldo, mas você tem argumentos melhores. Cresça e apareça, traga provas conclusivas de suas acusações e ai poderemos conversar, em uma mesa com todos presentes. Pois até agora somente você usa dos termos "traidores", "comprados", etc. Engraçado, por que nenhuma outra pessoa se manifestou aqui no grupo do DAHG quanto as inverdades que você tanto incita?
E mais, convoque logo a "CPI". Não temos nada a temer pois não fizemos nada de errado.
Até lá, passar bem.


17 comentários:

Devótcheca disse...

Boa tarde !
Concordo com o Antônio e com o Bruno.

Para acusar alguém, é necessário ter provas !!!
E pelo que puder observar nos últimos meses, você Reinaldo (e movimento) não as tem.

É muito fácil sair por ai com boatos...
Mais como aluna de sistema, digo: tudo o que foi decidido pelo curso foi votado, conversado e dialogado...

Acho tão engraçado que nós conseguimos ter esse diálogo, respeitando as diferenças entre nosso curso... como foi o caso do 1º ano que entrou em greve novamente...

coisa que o Movimento parece que não consegue... pela disputa do microfone... pela disputa do poder...etc etc etc

Concordo quando nossos lideres (BSI) dizem que vocês são iguais ao Odair. Essa guerra pelo poder é absurda !!!
Vocês tratam os 'diferentes' com a mesma arrogância que o seu 'adorado' Odair.

Sobretudo, como o Tonho disse no email inicial: FSA - RIP
Depois da palhaçada das salas de aula e com a perca da última matéria que ainda tinhámos, realmente cansei desta baboseira...

Saudações estudantis é o #$%#¨

[ ]'s
Raquel - 4C

Bar do Augusto disse...

"Você traiu o Movimento Punk, véio!"
Dado Dolabella para Reinaldo

"SOME DAQUI! SOME DAQUI!"
João Gordo para Reinaldo

Evandro disse...

Vejamos o que se passa...

UMA pessoa se que se acha "a dona da razão" resolve sair por ai falando que nós, alunos de Sistemas, somos alienados e que o pessoal que se predispôs a tomar a iniciativa, vulgos líderes de BSI(Antonio, Bruno, William...), manipularam os 1000 alunos de BSI deveria ao menos ter vergonha na cara!

Ou estou enganado em afirmar que o Reinaldo ameaçou agredir alguns alunos de Sistemas!?

Será que partir para a violência só porque as pessoas tem uma visão diferente da sua não é ser alienado!?

Só sendo muito idiota para não perceber que incitar a discórida entre os cursos, sejam lá eles quais forem, não vai dar em nada.

Tudo o que precisava acontecer era o diálogo... Você conhece essa palavra?

Foi através do diálogo que BSI aderiu o movimento e foi pela falta dele que saimos...

Não existe diálogo entre as partes envolvidas.

E você Reinaldo é um agitador sim! Mas não agitador político, é agitador fanfarão! Não faz a mínima idéia do que fala...

Sistemas não negociou com ninguém!

O que aconteceu na reunião foi que nós, alunos de Sistemas queriamos ter um lugar seguro para ter aula. Dane-se o que pensem, queremos aula.

É como eu li por ai, no blog da ocupação, Sistemas é um curso respeitado no mercado e é isso que busco, um lugar no mercado!

Porque se não fosse assim, eu não gastaria meu rico dinheirinho pagando uma faculdade...

Não me venha com falácias para acalentar bovinos! Todo mundo faz faculdade para melhorar a colocação no mercado de trabalho. Ninguém faz por lazer, por esporte.

Quem diz que faz é mentira! Ninguém sairia de casa, pagaria para estudar em algo que não vai usar para a vida...

Se eu faço sistemas é para trabalhar na área de TI. Se você faz História é para ser historiador ou professor de história. Se faz Química, vai ser pesquisador... E assim por diante...

Agora seria muita hipocrisia falar: "Eu faço o curso X mas eu não pretendo seguir carreira nessa área. Na verdade eu nem me interresso por isso".

Faça-me o favor!

Se você entrou em uma faculdade é porque o mercado de trabalho está mais concorrido. Caso contrário não seria necessário.

Hipocrisia dizer o contrário...

E movimento perdeu o rumo por conta de baderneiros iguais à você!

Só querem diversão...

Não é esse o objetivo do movimento...

É como eu li por ai...

"PEDE PARA SAIR! PEDE PARA SAIR!"

É um bem que você faz para a comunidade acadêmica.

Atenciosamente,
Evandro Meneses SI - 2C

Thiago disse...

EVANDRO..CUIDADO SENÃO O REINALDO VAI TE LEVAR A FORCA QUE NEM OS EUA FIZERAM COM O SADDAM...

ACHO QUE JÁ FOI DADO MUITO IBOPE PRA ESTE CIDADÃO....

ABRAÇO

Evandro disse...

Thiago,

eu também acho que já falamos demais sobre esse sujeito ai.

O lance é esperar que alguém do movimento converse com ele...

Se nada acontecer nesse sentido, não sairemos de impasse: "Sistemas contra o Movimento"...

É isso ai!

Agostinho Carrara disse...

Verdade. Mas se o mesmo atacar novamente, iremos expor tudo de maneira imparcial, conforme está neste post, pois pessoas como ele denigrem o Movimento Estudantil, denigrem o nome de boas pessoas que ali estão batalhando, independente de concordarmos em tudo ou não.

Bruno Agostinho
4B - Sistemas

Josi disse...

Primeiramente, quem elegeu o Reinaldo líder do movimento foram voces.
Reinaldo é um aluno docurso de História ,eleito pela chapa "é preciso lutar, é possível vencer!"para o Diretório Acadêmico da Fafil, com mais ou menos outros 20 estudantes, que compõe a direção e coordenadoria do DAHG.
Se tomou a frente em vários e vários momentos da luta, cumpria o seu papel, afinal, ele e os outros membros do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães, foram eleitos para isso mesmo ; nos representar, o que o fizeram. Se o fizeram bem ou mal, isso fica para o balanço da greve e da mobilização, que assim como eu, outros estudantes reivindicam. Até por que para construirmos a organização, seja ela de onde e do que for, depois de ações realizadas temos que analisar o que foi feito ,como, e o que devemos fazer para continuar, e, em que devemos melhorar e quais foram os erros e acertos.
Outra coisa que já foi comentada por diversas vezes, tanto aqui ,quanto no blog ocupafsa ,é que o Reinaldo já havia se desculpado pela frase infeliz, de tirar a merda do reitor no estilo... Bush.
É impressionante que um movimento que teve a repercussão que o nosso teve no país, onde fomos recebidos até pelo ministério da educação, e, que resultou inclusive, em hoje termos cacife para negociar por salas na FAFIL, de onde vários cursos históricos vinham sendo tirados no decorrer desses anos; os pequenos erros , se é que foram erros, tomem a dimensão que tomam em BSI!!
Me digam uma coisa, voces negociaram ou não isoladamente seja lá com quem for durante a greve, por fora das assembléias? Voces permitiram ou não a presença dos representantes do comando de greve nas assembléias de voces, tanto quanto eles gostariam e fosse necessário? O que de fato voces fizeram para esclarecer os alunos do que estava se passando, além da utilização do blog para divulgar as informações?
Acho uma merda se dar mais prioridade aos erros, do que aos acertos, que lógica mais invertida essa! Desse jeito se joga no campo do inimigo. O inimigo é forte, é claro, e tem poder, ou não? Se não tivesse não seria tão difícil derrubá-lo.
Temos que encarar as coisa de frente.Havia uma luta , desigual, como são todas elas, e, tinhamos que utilizar nossas armas nessa guerra, que claro ,não é gás pimenta , bala de borracha, a mídia falada ,escrita ,televisionada e sempre tendenciosa,cargos e mais cargos com altos salários em jogo( como sempre).
A luta, o movimento, e tem sido assim na história da humanidade e feita pelos que dela participam, com seus erros, acertos e limitações impostas por quem tem o poder nas mãos e não por quem luta! O que voce queriam? A perfeição? Ou que alguns lutassem por voces e garantissem que tudo iria dar certo sempre? Me digam aí , quais são as certezas que nos temos na vida, além daquela inexorável que é a morte?
Eu diria que são aquelas que nos construimos, e mesmo assim, olhe lá!...
Lembram daquelas famílias de classe média no Rio de Janeiro ,que compraram aqueles apartamentos, acho que era da construtora Encol, se não estou enganada, que desabaram, levando por terra ou melhor enterrando não só entes queridos , como a história de vida de alguns. Toda a economia de uma vida inteira de trabalho...
É... amigos, não existem certezas sob o capital.
Tem uma frase de uma letra de música, de uma banda "Mamelo Sound System", do Hip-Hop underground paulistano,que diz o seguinte..."enquanto o tempo e o vento não dizem que chegou o meu momento, a única certeza desde o nascimento.O resto ,eu invento, pois carrego comigo, trovões de um certo capitão Rodrigo( fazendo alusão ao personagem Capitão Rodrigo, do escritor Érico Veríssimo).Pois é, certeza só a da morte.
E gostaria de acalmar o Bruno, se não me engano , que em um post disse que era capitalista,sim. Queria dizer a ele que capitalista segundo a categoria marxiana são os proprietários dos meios de produção, como por exemplo, os donos da Ford, da GM, da Volks, da Fiat, da American airlines, etc, etc, etc.... Ah! já ia me esquecendo do trilerdário Bill Gates da Microsoft. Fique tranquilo , nós cientistas sociais, sabemos que estudantes de Sistemas que conseguem bons empregos nas multitransnacionais, não passam de empregados especializados e bons executivos do Sistema capitalista,sabemos que alguns apenas pagam pau para o Sistema , mas jamais serão aceitos no rol do jet set internacional,infelizmente... Sim,sem contar que as melhores vagas do mercado ,já tem dono. São dos bambinos herdeiros das megas corporações, sabe aquela coisa Lex Luthor, e amiguinhos da mesma classe social.
Portanto, para ser capitalista é preciso muito, muito mais do que vontade de sê-lo.
Quanto a coordenadora do curso, se ela não corresponde aos interesses do curso, derrubem -na!!
Não há garantias também aqui, mas só resta sempre uma única alternativa, lutar!!
Só a luta muda a vida!
Saudações de luta
Josi - 4º - Ciências Sociais

Josi disse...

Gente de Sistemas, o que eu tenho feito de errado, que meus posts são publicados três vezes. Onde estou errando? Please, help me!!!
Por favor, não me digam que foi no curso que escolhi.
Josi - C.Sociais

Antonio Sena disse...

Josi,
Como redator do texto que originou toda a discussão, quero lhe dizer que independente do Reinaldo ser oficialmente ou não líder do movimento, é fato que você mesma conclui, que ele possui certa influência com relação a outros estudantes. Tendo esta influência, ele teria de saber que, ao espalhar fatos inverdadeiros sobre outras pessoas, ele pode gerar problemas – pois a massa é facilmente agitável e dificilmente incontrolável. Ainda por possuir papel frente a representação estudantil é que ele deveria usar sua influência para unir os estudantes, e não para dividir.
Discordo também do que você diz que o movimento deve fazer um balanço apenas ao fim da mobilização. Creio que a mobilização iniciada na FSA deve ser constante, pois após o fim desta, haverão outras lutas a serem enfrentadas. Como pude ler em algumas mensagens “nada será como antes”. Portanto, creio que constantemente o movimento deve se auto-avaliar. Como disse o post da “bene”, as assembléias não devem ter, em minha opinião que não é a de um sociólogo – a finalidade de “causar”, mas sim, de “decidir”, apresentar propostas, discussão séria, como a que felizmente tem ocorrido nos blogs. O movimento é dinâmico demais pra ser analisado no final: o comando de greve e TODOS os estudantes devem estar atentos ao que acontece. E se alguém critica, vamos procurar soluções, pois, onde há críticas (construtivas), há problemas que precisam ser resolvidos.
É justamente para que o movimento continue a ter – ou até para ter ainda mais cacife – é que reclamei. Eu não aderi ao movimento incialmente para trocar a “ditadura Odair” pela “ditadura DAHG”. Fiquei triste pois vi que não chamaram os estudantes de BSI para o diálogo com relação às salas, como se não fôssemos estudantes da FAFIL. Isso me deixou extremamente descontente, e apenas externei meu descontentamento como estudante – acho que ainda tenho esse direito.
Novamente repito: não houve e não haverá negociação de BSI com reitoria/diretoria. Nossos contatos com a reitoria/diretoria foi no sentido de apresentar formalmente nosso descontentamento com a atual administração (leia-se protocolar pauta de reivindicação nas instâncias internas do CUFSA). Saiba que esta atitude facilita até o trabalho da comissão do movimento: é mais uma evidência (documental) de que os estudantes estavam insatisfeitos e a instituição nada fez.
Com relação à nossa atividade, mais uma vez repito: não éramos nós quem decidíamos sobre a participação ou não de estudantes do comando de greve nas nossas assembléias, mas a totalidade dos estudantes presentes a elas. Para desempenhar nosso papel de informar nossos colegas colocamos à disposição nosso tempo – alguns arriscaram seu emprego, enviando e-mails o dia todo. Montamos o dossiê, fazíamos reuniões com nossas salas, participávamos das assembléias dos professores, enfim, para nós, a greve não foi férias, mas um período bem intenso de mobilização.
Da mesma forma que não somos perfeitos, não exigimos perfeição. No meu curso não tem uma disciplina “movimentos sociais”, ou seja, não temos a formação necessária para atuarmos em movimentos desta magnitude, por isso, parte de nossos insucessos se deve à nossa inexperiência na condução da mobilização. E, da mesma forma que você quer que os acertos do movimento sejam valorizados, valorizem os acertos de BSI: mobilização jamais vista, dossiê, o TAC (que foi graças ao nosso dossiê que surgiu) a aproximação de exatas-humanas na FSA. Isso não está sendo reconhecido.
Entenda Josi: a questão aqui não é puramente ideológica entre capitalismo e socialismo. Queremos uma universidade digna e estamos numa sociedade capitalista. Talvez seja um dilema a combinação destes dois conceitos, mas é a realidade que temos de enfrentar. Mudar a orientação de uma sociedade pode ser uma utopia. Fazer com que uma instituição cumpra um contrato, num estado de direito, não é. Concordo com você que ela deve continuar. Apenas acho que acusar uma pessoa falsamente e sem ter provas não é uma boa forma de se conseguir o que quer.

Abraços.

Sistemas - FSA disse...

Josi,

Quando for postar um texto, basta um clique no botão "publicar comentário". Mesmo que demore pra atualizar a página, a não ser que apareça alguma mensagem de erro, o comentário será postado.
Vou remover os comentários repetidos, ok?

Abraços.

Josi disse...

Antonio , infelizmente não temos uma matéria " movimentos sociais" no curso de Ciências Sociais.
No curso de História tinha, mas, foi retirado na mudança da grade, leia-se PDI. Imagine estudar a história da humanidade sem essa matéria? Pois é, coisas da reitoria...os estudantes de história sempre levantam essas questões quando de reivindicações específicas dos cursos.
Talvez tenhamos facilidade com esas questões , primeiramente ,pelo caráter do curso, afinal, estudamos a sociedade de maneira científica e nosso curso na FSA tem um viés marxista( graças a Deus, hehehehehe!); e muitos de nós já chegamos nos curso de humanas, tendo participando de movimentos sociais ,e, dos mais diversos partidos políticos, organizações e correntes políticas de esquerda, sendo que, a maioria desses grupos tem orientação marxista.
Com relação aos jovens do Diretório Acadêmico, sou capaz de afirmar ,por conheçê-los, que é a primeira vez que se colocam como direção de um movimento com essas proporções (e alguns não participam orgânicamente de nenhuma corrente política), portanto, aprendem com a prática a teoria estudada, e que não é, nem foi ( quem dera!!) na Faculdade que aprenderam.
Por mais a esquerda que essa faculdade vá , não podemos nunca esquecer que a Universidade, assim como todas as instituições que existem , reproduzem a ideologia vigente, ou seja , a ideologia do capital.Por uma questão de sobrevivência não irão ensinar nos bancos das escolas como lutar contra eles, realmente não!
Se aprende a lutar na luta, e nas organizações das quais muitos e muitos estudantes da FSA fazem parte, e isso não é mérito só da Fundação, é assim que se dá em qualquer canto. A FSA, é um polo de resistência, e um dos poucos no país que reivindicam como metodologia científica de análise da sociedade, o marxismo ; e não são todos os professores não que tem essa orientação, é apenas um setor, que geralmente são perseguidos, veladamente ou na cara dura mesmo!
Com relação ao balanço, também tenho o entendimento que devemos fazê-lo depois de ações realizadas, e não foram poucas as que realizamos nesses últimos dois meses de luta. O que disse com relação a greve é que ainda estavamos e estamos em processo de luta , ou seja, estado de greve,portanto que deveriamos, e posso ser convencida do contrário, fazer o balanço após o término desse processo, alías não só podemos como devemos, temos a obrigação de fazê-lo.
Convido os estudantes de BSI para construirmos isso junto com o Diretório Acadêmico, com a comissão de comunicação e comando de Greve. Aprende-se também com os erros, desde que sirvam para seguir em frente, não para estacionarmos.Só que para isso é preciso que queiramos mesmo fazer alguma coisa para mudar a situação em que nos encontramos, senão é formal, entende?!
Concordo com você que quem se torna uma figura pública em uma luta ou seja lá no que for, tem responsabilidades sim, e, o que disser tem um peso, e pode dar em mer.., portanto, a responsabilidade é sempre maior.
Acredito que a melhor forma de ajudar, quem tem a coragem de se colocar dessa forma, e dar a cara a tapa, assumindo publicamnete riscos numa luta que deveria ser de todos, é participando dela. Independentemente dos erros, e como já disse, se é que houveram, respeito profundamente esses meninos e meninas, e tenho orgulho de conviver com eles. Leia o jornal Diário do Grande ABC de hoje, e veja o que nossa luta tem causado "estragos" ( para eles é claro!), no bom sentido.
Antonio e todos que tem seriedade com as questões vividas na FSA, nos já causamos muito "estrago" nessa administração, a reitoria ainda não caiu, mas está bastante enfraquecida, e só a luta efetiva, o enfrentamento, pôde fazer isso. Realmente nada será como antes, amanhã vai ser maior...!!
Saudações aos que tiveram e tem coragem!!
Josi -4º ano de Ciências Sociais, com muito orgulho!!

Agostinho Carrara disse...

Josi, quando você disse sobre a participação de alunos ligados ao Movimento nas Assembléias de BSI, vale lembrar que isso foi votado por aluno, assim como a presença dos professores. Em certas reuniões houve sim a presença de membros do Movimento, outras não. Por que? Porque foi votado!

Agora se você ainda dá ouvidos ao que dizem por ai, azar é todo seu. Se você tiver itneresse, procure a Thais Lapa, ela tem a cópia das reinvidicações de BSI, pois era esse o motivo que fomos diversas vezes à Direção, COBRAR! FOMOS COBRAR!!!!!

Acorda pessoal! Viver de boatos é passado!

Agostinho Carrara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agostinho Carrara disse...

Ah e quando dizem que o Reinaldo não é Líder, ué, então pq dizem isso sobre mim, William e Sena?


Hilário que só vendo...



Bruno - Representante 4B

Anônimo disse...

Gente, isso aqui parece a "CARAS" do movimento, já começando pelo título. Parem com isso..

Sds,

Thais Menezes

Antonio Sena disse...

Thaís, vou ter q discordar.
Se fosse CARAS, estaria: "Reinaldo passa férias dentro da FAFIL" ou então "MOVIMENTO reúne famosos por melhorias na EDUCAÇÃO".

Acho que tá mais com cara de "NOTÍCIAS POPULARES" mesmo... meio sensacionalista...

... ou como costumam dizer, bem tendencioso, como a VEJA...

Foi´só pra descontrair tá? rsrsrsrs

Bar do Augusto disse...

MIO DIO!


Já está nas bancas a nova edição de "CARAS!", edição especial da FSA!


http://bardoaugusto.blogspot.com


Saluti